25/07/2011

PAÍSES NÓRDICOS

O que se passou na Noruega não tem explicação compreensível para o que sucedeu mas mostra algumas debilidades deste país nórdico , assim como de outros países nórdicos : Suécia, Finlândia , Islândia, Dinamarca
Parece uma novela negra num país com a sociedade mais aberta , onde é possível confrontar ideias políticas num ambiente de total liberdade, com grandes valores democráticos e direitos humanos , com segurança discreta e mínima , em que cada cidadão é um polícia. O que me parece é que algo está podre , julgam-se superiores a outros povos , veja-se o que a Finlândia a partir do partido ultra-direita tentou fazer a Portugal pela nossa dívida,são racistas e acham a sua sociedade um modelo de referência.
Esta referência tem o reverso da medalha , que é ser aberta, transparente e tolerante com os demais , pode levar a este acto tresloucado , mas é um perigo consciente que se corre. O que aconteceu parece uma maldição mas eu sou a favor deste tipo de sociedade. Não nos podemos esquecer que no dia 28 de Fevereiro de 1986 à saída do cinema em Estocolmo Olof Palme foi assassinado , sem escolta, Um aluno finlandês há uns anos matou vários colegas na Escola com uma arma, etc. Mas é o preço que se paga por se ser livre . Os políticos são pessoas normais , não devem andar com guarda-costas para todo o lado , tem uma actividade que deve ser permanentemente escrutinada , e não só quando é eleito e votado. Os votantes , cidadãos , meios de comunicação social devem fazê-lo , por uma cultura de transparência e prestação de contas . Já estive na Finlândia mais do que uma vez e toda a gente se trata pelo nome e por tu . Não há sociedade mais potente que uma sociedade igualitária , com tolerância de ideias diferentes e liberdade de expressão . Esta sociedade aberta e do bem -estar tem defeitos e falhas, mas é muito melhor do que outra qualquer. Temos que combater estes actos com mais democracia acreditar na segurança da inocência e na educação moral que impede estes actos. Liberdade implica responsabilidade, sou contra repressão excessiva e acredito nas pessoas.

Vivia na Finlândia , o meu problema é o frio e ter seis meses de dia e seis meses de noite, mas vale a pena ver o sol da meia noite.

JJ