16/07/2011

ONDE ESTÁ O "SUJEITO"?



O anterior (des) governo deixou-nos uma herança muito pesada com o país quase na bancarrota.
A nível de justiça nem é bom falar, existe uma boa justiça para os corruptos e para os bandidos, sendo a vitima completamente ignorada e na maior parte dos casos injustiçada.
Mas como não há duas sem três, na educação está bem á vista o resultado de um ensino que foi sempre direccionado para as estatísticas, e relaxando completamente o ensino no seu mais nobre objectivo e para o qual existe.
Foi um facilitismo total! Sim, porque isto de pôr os meninos a aprender e a raciocinar é uma violência!
Dizem os entendidos, que tudo isto começou a partir de 2007, pois,a gente foi se apercebendo, só os governantes socialistas é que não!! Ou melhor,eles sabiam, mas com são muito "amigos" dos meninos e sobretudo dos paizinhos que dão votos, há que entusiasmar e prometer que todos vão ser doutores e ganhar dinheiro sem grandes esforços. O que era preciso era passar de ano, se sabiam ou não, isso era outra conversa.
Agora, vejam lá,andam atrás do "sujeito"!
Então não é que nas provas do deste ano do ensino secundário, os alunos na apreciação e análise de um texto não souberam identificar (encontrar) o "sujeito"!
Disse uma aluna, que estava muito difícil de interpretar!Pois, com o ensino que lhe (não) deram até se compreende, e por este andar e se assim continuar, os próximos professores com este tipo de ensino, nem vão saber que o "sujeito" algum dia existiu!
E agora pergunto eu: onde estão os sujeitos, que brincaram assim com os destinos deste país!?
Se calhar em alguma ilha paradisíaca,ou estudando filosofia para quando voltarem conseguirem ainda com mais eficiência enganar os que gostam de ser enganados.


Hercília Oliveira