15/07/2011

EDUCAÇÃO



O Ministro da Educação, Nuno Crato para combater as médias negativas a Português e a Matemática nos exames nacionais do ensino secundário, divulgadas ontem, foi o aumento da carga horária destas duas disciplinas.

"Reforça-se a aprendizagem de duas disciplinas estruturantes, a Língua Portuguesa e a Matemática, aumentando o número total de horas" em cada uma delas, ao longo dos 2º e 3º ciclos do ensino básico (do 5º ao 9º ano). A medida entrará em vigor já no próximo ano lectivo de 2011/2012, que se inicia em Setembro, e será feita ajustando a carga horária do Estudo Acompanhado e suprimindo a Área de Projecto, nos 2º e 3º ciclo. No 3º ciclo (7º ao 9º) será também suprimido o Estudo Acompanhado.

Entretanto, Crato admitiu também que irá ser estudada uma reforma dos programas curriculares, que poderá "possivelmente" entrar em vigor já no ano seguinte (2012/2013).

Coitados dos professores e alunos , sempre a mudar tudo e mais alguma coisa. O que é hoje verdade ontem era mentira e vice-versa e amanhã não sei o que vai ser. Eu concordo com estas medidas reforço do Português e Matemática mas por favor não se esqueça as outras disciplinas tão importantes na edificação da personalidade de uma criança, por exemplo , saúde , biologia, etc.

A tão apregoada área- projecto e Estudo Acompanhado que fizeram com que se aumentasse a carga horária dos professores , em vez de estarem nas 22h horas lectivas , vão agora acabar. Acho muito bem!

Por fim , proibido alterações nos curriculos dos alunos que iniciam cada ciclo : 2º, 3º e secundário. haverá mais equidade e a confusão deixa de se instalar nos alunos , pais e professores. Não se pode ter a veleidade de querer mudar tudo pois é contraproducente.ninguém se entende e nem dá para fazer uma análise das medidas incrementadas. Calma...


JJ