21/06/2011

MORAL DA HISTÓRIA

O que se passou com Fernando Nobre é uma questão que merece ser analisada detalhadamente e tem muito que ver com o sistema político vigente. Fernando Nobre candidatou-se a Presidente da República e não precisou do aval dos partidos. A eleição da PR é por sufrágio universal directo e secreto dos cidadãos e as candidaturas são propostas por um número mínimo de 7500 e um máximo de 15000 cidadãos eleitores.


Todavia nessa candidatura colocou a nu , muitas debilidades e idiossincrasias dos partidos e seu funcionamento , numa palavra - disse mal dos partidos. Esse discurso contra os partidos e a classe política não lhe foi perdoada.
A gente da política ávida de lugares , benesses e colocações , no fundo funcionando como uma entourage e um clã deita para trás as suas divergências unindo-se na manutenção do status quo , quando acossados e esteja em perigo o que julgam importante. Porém pessoas como Fernando Nobre ,vistas como o inimigo a abater somente querem ter de acção e intervenção para além dos partidos. Mas essa pretensão é-lhes negada. Foi concedida a possibilidade de independentes concorrerem às Juntas de Freguesia e às Câmaras Municipais com as dificuldades burocráticas e económicas inerentes e factuais. Poucos chegam lá , o filtro é enorme , mais parece um nó górdio. Os que chegam são os zangados com os partidos e procuram retirar daí algum elan. Contudo para a AR , os deputados são escolhidos em listas organizadas pelos chefes partidários , podem ter assento independentes mas passam pelo crivo desses Senhores. Não há a possibilidade de candidaturas de deputados independentes.
Fernando Nobre foi escolhido pelo chefe supremo ( Passos Coelho) do maior partido da oposição e depois maior partido do governo. Porém em votação , nem chegou a fazer o pleno do PSD , que tem 108 deputados , de uma vez teve 106 e depois 105.
Mas deixo para vós uma questão, esta votação no hemiciclo foi de voto secreto e se fosse de braço no ar? Como seria?

É que este sistema pratica a bajulação,a palmadinha nas costas e os sorrisos pepsodent quando está em causa a "vidinha das pessoa..."

JJ