20/05/2011

Pequenos partidos



Há uma série de pequenos partidos acerca dos quais não se sabe nada. Estão afastados do ambiente mediático e de espectáculo em que se transformou a política. As televisões não lhes ligam nada e só se interessam por aqueles partidos que estão na área do poder. Estes é que fornecem matéria-prima para o espectáculo. Dos outros nem se ouve falar.
As TV’s têm os seus critérios editoriais, impostos por quem manda nelas, mas seria de esperar que quem manda na TV pública, paga com o dinheiro dos contribuintes, tivesse critérios de interesse público e neste particular mostrasse aos cidadãos as ideias que esses pequenos partidos apresentam. Afinal a TV pública comporta-se exactamente como as outras. Tal como elas, está subordinada e refém das audiências e os portugueses-pagantes não têm alternativa ao lixo televisivo. Muito há aqui que reformar/alterar, a bem da verdadeira informação dos cidadãos.
Talvez fugindo um pouco à regra – uma verdadeira excepção, portanto - vi na RTP2 (por acaso) um debate de pequenos partidos, alguns de que nunca tinha ouvido falar, onde havia ideias que são completamente ausentes nos debates dos partidos do círculo do poder.
Mais: nestes partidos, há quem fale na verdadeira solução para os males aonde chegámos. Falam no retomar da produção nacional. Produzir mais em tudo o que se puder produzir. Falam no retomar da agricultura e pescas.
Por aqui está bem!

Cisfranco