19/05/2011

O que fazer no dia 5 de Junho?


O próximo dia 5 de Junho é o dia da escolha do próximo Governo Constitucional em Portugal. Espero que os portugueses não tenham memória curta. Sempre é bom lembrar alguns factos.
Facto 1 – Nos últimos 16 anos o PS governou 13 anos. Guterres (1995-2002), e Sócrates (2005-2011). O PSD coligado com o CDS-PP esteve apenas 3 anos. Durão Barroso aguentou 2 anos e meio, até ter abdicado de Portugal em favor da sua carreira na UE, e Santana Lopes só aguentou 4 meses até Sampaio lhe ter dado uma guia de marcha do poleiro.
Facto 2 – A dívida soberana no dia em que Sócrates tomou o lugar de Primeiro Ministro em 2005, cifrava-se em cerca de 80 mil milhões de euros, ou seja, cerca de 50% do PIB.
Facto 3 – Em 6 anos de governo, Sócrates e o seu partido conseguiram a proeza de duplicar a dívida soberana dos 80 mil milhões para os actuais 160 mil milhões de euros, ou seja, 100% do PIB.
Facto 4 – Graças a Sócrates, o FMI bateu-nos à porta pela terceira vez. Nas outras duas vezes o governo era inteiramente socialista (1977) e em 1983 o governo era composto pelo Bloco Central e liderado por Mário Soares.
Facto 5 – Por causa de Sócrates e os seus Bois, desculpem, Boys, são os estrangeiros que nos vêm impor as suas medidas e ensinar a fazer contas, envergonhando todos os portugueses.
Facto 6 – O Governo socialista de Guterres e o de Durão Barroso conseguiram aumentar a dívida soberana portuguesa de cerca de 16% do PIB em 1996 para 50% em 2005. A dívida triplicou em 9 anos. Tendo em atenção os factos 2 e 3, percebe-se onde está a maior fatia de responsabilidade no aumento da dívida.
Perante tais factos, parece-me de grave importância que ainda haja tanta gente que acha que o Governo actual é o melhor para nos governar nos próximos 4 anos. Sondagens são sondagens, é verdade, mas verificar que o PS está a subir nas intenções de voto dos portugueses parece-me muito grave. Sei que vou ser altamente criticado mas, cá vai. Só há duas razões possíveis para votar PS. Só vota PS quem está a tomar partido deste governo, ou só vota PS quem é burro. É que não há outras razões. Podia-se dizer que não há alternativa política mas há alternativa sim, e não é só o PSD. Gostariam de pagar a um gestor de conta que vos endividasse até não poder mais? Que fariam nesta situação? Escolheriam o mesmo gestor para gerir a vossa família?
Não se trata de “alergia Socrática”, trata-se de factos, e contra estes factos não há argumentos. A decisão é de todos nós no dia 5 de Junho.

Rogério Martins