Ioió é um brinquedo que consiste num disco vazado como uma lançadeira, que se faz subir e descer ao longo de um fio ao qual está preso. Vem isto a propósito das sondagens . Ontem estava o PSD a subir , hoje o PS a subir , depois o PSD a descer , etc. Ora sobe um , ora desce outro , ora estão empatados . Eu gostava de viver um sonho e que aparecesse por magia algo para resolver os nossos problemas . Mas pelo que me parece a raiva acumulada a indignação de muitos não permite consensos. A pobreza do discurso político decepciona , só se vê marketing eleitoral e não é só de José Sócrates. A campanha enferma de propaganda instantânea ,viral e informação que se vai actualizando mas as ideias vão-se sumindo. Os eleitores são gente colorida com ilusões , emoções , e o mais importante , mudanças de humor . Vai daí as sondagens ioió, estas eleições vão-se discutir ao sprint e porventura a abstenção será menor , por via desta expectativa de quem vai vencer - o PSD ou o PS.
De novo os políticos , nossos supostos representantes actuam em conveniência com interesses que não são do povo , apesar de estarem constantemente a falar do povo. Os cidadãos não podem ser esquecidos nesta crise , a perversão do sistema democrático conduz ao bipartidarismo ( PS e PSD).
Gostava que as coisas mudassem, fossem diferentes e sem ioiós. Se calhar o melhor é esticar a corda e rebentar com o brinquedo...
JJ