02/04/2011

RTPN

A RTP N passará a estar sob a alçada directa da direcção de informação televisão da RTP, liderada por Nuno Santos, perdendo assim a sua direcção, que era constituída por José Alberto Lemos e os adjuntos Carlos Daniel e Dinis Sottomayor. A RTPN , televisão pública paga por todos os contribuintes portugueses deveria ter por finalidade a prestação especializada de informação, com destaque para temas, ideias e protagonistas não habitualmente representados no panorama audiovisual.

A vida política não é só os partidos políticos , há uma sociedade civil que pulsa , tem outras ideias e outra forma de pensar . O Clube dos Pensadores procura fazê-lo. Existe um canal que é a RTP, que deve sim, ter um determinado tipo de protagonistas, mas a RTPN e RTP2 esta com cariz cultural deve permitir dar a conhecer outras realidades e outras facetas de Portugal. A nova direcção de Nuno Santos garantiu muitas horas a partir do centro de produção do Porto .

Porém espero que não sejam também sempre os mesmos , do Porto. Para já o arranque mostra que continua com mais do mesmo . Vão ser entrevistados Mário Soares , Jorge Sampaio, Carvalho da silva , etc. pessoas que me merecem o maior respeito. Pessoas que há décadas entram pelas nossas casas dentro. Não se arranja um espaço alargado para poder falar-se do Clube dos Pensadores ? Como se consegue fazer participação cívica durante cinco anos ? E quem está por detrás deste projecto ? Seria importante , como este projecto , outros que pululam por aí.

Compreende-se o CdP não é do sistema . A dificuldade que o CdP tem em passar a sua mensagem é enorme. Muitos amigos dizem que vamos saindo na imprensa , mas desculpem ,deveríamos sair muito mais. Ter no aniversário um putativo futuro Primeiro-Ministro num debate aberto e livre em que qualquer um pode com educação, questionar , divergir , opinar Pedro Passos Coelho tête-à- tête não é comum.
O PSD quer acabar com a RTPN e se calhar seria melhor.Depois queixam-se que tem prejuízos e as audiências baixam . As pessoas estão cansadas e fartas de ser sempre a mesma coisa falada e os mesmos rostos. A televisão ( RTP) é de todos e não só de alguns ou de quem querem . Nas televisões privadas é correcto os privados fazem como querem ,na pública não.

JJ