19/03/2011

PAI


Hoje festeja-se o dia do Pai , não ligo nada a isso . Estas comemorações tem um cunho de marketing e sem sentimento que me arrepia . Tudo serve para dar prendas e no essencial não se dá nada. As pessoas não vivem de materialismo mas de boas palavras , tolerância , bom ambiente e ajuda humana.
Ser bom Pai não é para qualquer um e há pais e pais. Só porque se é Pai não se pode ter só direitos mas também obrigações. Porque é que se festeja o dia do Pai e não se festeja o dia do filho ?
Para se ter um bom Pai é preciso ter sorte e nem todos os filhos se podem gabar de ter um bom Pai. Em Portugal há muito o hábito de separar os filhos , ser mais amigo de uns do que de outros.
Um bom Pai é aquele que procura educar os filhos , ensiná-los para as adversidades da vida mas também aquele que não distingue os filhos e é igual para todos.
Ser pai não é só quando o filho é pequeno ,mas sempre, noutro registo. Ser Pai é estar por perto sem interferir mas poder contar com ele. Ser Pai é perder a nossa autonomia pois ter-se-á que zelar enquanto for vivo pelo seu filho ou filhos. Ser pai é porreiro mas não é um mundo cor-de-rosa.
Neste dia do Pai lembro-me de muitos filhos que são ostracizados pelo Pai e desconsiderados. Deste modo há Pais que não o merecem ser, merecerem ser outra coisa qualquer menos Pai, porventura nem padrasto.
A Mãe é algo que tem muito mais força de que qualquer Pai.

JJ