1- Há um certo espírito português que barafusta e vocifera por mudança. mas infelizmente está sempre demasiado ocupado com coisas por concretizar.
2 - Os cidadãos parecem nem-nem ( nem querem saber nem lutam) , só reclamam quando lhes tocam no bolso mas não passa disso.
3- A nossa democracia está doente e precisa de uma sociedade civil, atenta,interventiva e informada.
4- Einstein disse , «o esforço desperta responsabilidade e é a maior contribuição para todos nós».
5- Alguns extractos da letra da música "Parva que Sou " dos Deolinda sobre os jovens. «Que Mundo tão parvo onde para se ser escravo é preciso estudar», «vou queixar-me para quê»,«sou da geração sem remuneração» , «casinha dos pais» , «isto está mal e vai continuar», «há alguém bem pior do que eu na TV».
6 - Sócrates devido à crise levanta o fantasma que não se pode fazer isto e aquilo, criticar e apresentar moções de censura.
7 - O Estado precisa de um emagrecimento brutal a começar pela classe política , acabar com mordomias,boys e de um Estado gastador e gordo.
8- Deve-se separar a liderança de um partido e de um Governo.
9- Os partidos mais parecem sociedades anónimas S.A. - PS S.A. , PSD S.A. , etc. Tem um conselho de administração que está sediado em Lisboa que é a Direcção do partido e depois as diversas filiais nas capitais de distrito ( são as distritais ) que por sua vez têm as concelhias e secções que são as sub-sucursais.
10- A corrupção segundo Robert Klitgaard é uma equação que diz,«a corrupção equivale ao monopólio da decisão discricionária menos no controle das contas, daí,os resultados são um Estado que paga demasiado pelas suas aquisições e recebe demasiado pouco pelas privatizações. adjudicações de obras e afins».
11-É preciso políticas baratas. Actualmente a política fica muito cara ao erário público e aos portugueses.
12- O país precisa de se reiniciar como se faz num computador.
13- Eu gostava de mudar esta democracia mas não sou cândido ou arrogante.
JJ