foto: CdP
Alguns socialistas fazendo parte da entourage de José Sócrates desafiam Manuel Maria Carrilho( MMC) a concorrer à liderança do PS , é um presente desafiador mas envenenado. O PS é poder ,José Sócrates é secretário-geral e primeiro- ministro . Se MMC se dispusesse a concorrer e vencesse José Sócrates , este teria que se ir embora. Não estou a ver o PS e todos os socialistas com lugares no aparelho do Estado e os que aspiram a alguns lugares a não apoiarem José Sócrates . Podem em surdina não concordar com algumas políticas mas em grosso modo concordam ,estão em jogo as suas vidas, as suas posições, a influência, o resto pouco interessa.
O relançar o debate político , diversidade , pluralidade e mostrar dinâmica e atenção aos ventos que correm seria óptimo. Manuel Maria Carrilho é um pensador , atento e em muitas criticas tem toda a razão. Procura contribuir para a discussão , foi um dos melhores ministros da Cultura que passou por este ministério . E, se tivermos memória é um homem com coragem ao desafiar em pleno congresso António Guterres , foi vaiado mas logo a seguir esse governo caiu.
Não se pode vir com o argumento que MMC está agastado por ter sido apeado do lugar que tinha na UNESCO é algo redutor . MMC tem sugerido outros caminhos , com novas ideias e a favor do debate interno. Se o PS não o fizer o problema não será de MMC que tem lutado por isso . Outros que o deveriam fazer estão calados tacticamente para ver o que é melhor para eles e não para o PS. E, tudo que se diz não tem forçosamente que ir a votos e ser escrutinado. A imagem está dada - a entronização de José Sócrates..
Um partido tem que ser menos esotérico, que permita opinar com segurança sem represálias , para dizer o que está bem ou mal . Um partido cada vez tem que ter mais palavras, espírito, ideias, prazer,solidariedade , arte, criação e alma. Um partido não pode ser dominado pela «cólera dos imbecis», sem corromper a nossa inteligência e com capacidade de discernir . Num partido não se pode ter ideias que logo sejam tergiversadas . Um partido é bom para distribuir lugares mas não pode ser mau e prejudicar quem tem pensamento livre e sem garrote.
JJ