A partir de, 7 de Fevereiro, os automóveis novos terão de estar equipados com luzes diurnas de circulação, DRL ( daytime running lights). Para os camiões e autocarros, a obrigatoriedade chega em Agosto de 2012. O objectivo é reduzir as fatalidades nas estradas europeias, melhor visibilidade para evitar desastres e embates .
Eu já pratico uma condução em que tenho por hábito ligar os médios quando a visibilidade diminui , sendo de dia. Em Portugal temos a mentalidade de só ligar as luzes à noite para poupar a bateria.
Lembro-me de muitos automobilistas me chamarem à atenção que tinha as luzes ligadas mas eu não ligava e continuava. Ultimamente muitos automobilistas já andam com as luzes ligadas mas outros não o fazem não sei porquê.
Aprendi a ter esta atitude na Finlândia quando visitei este país há muitos anos na década 70 . Fiquei surpreendido por todos os carros andarem com as luzes ligadas.
Quando visitei a Finlândia, foi em Agosto em pleno Verão , o dia era longo e não havia noite ( Finlândia tem 6 meses de dia e 6 meses de noite), não havia neve e fiquei curioso por saber. Perguntei o porquê e responderam-me que desse modo os carros eram mais visíveis. Outra coisa curiosa é que não há carros claros , em virtude da neve.Em Portugal, contra mim falo , os portugueses gostam de carros escuros que são muito menos visiveis ,a maioria dos carros são pretos ou cinzentos.
Tudo que seja diminuir a sinistralidade é importante para os próprios carros se verem uns aos outros e para peões, motociclistas e ciclistas.
JJ