26/02/2011

GIL MARTINS

Sempre tive a melhor das opiniões sobre bombeiros e pessoas relacionadas com a protecção civil. Há estudos que apontam os bombeiros como a classe , em que os portugueses mais confiam e estimam , muitos deles sem remuneração e em voluntariado total.

Todavia no melhor pano cai uma nódoa. Gil Martins , o super comandante operacional do Comando Nacional de Operações e Socorro (CNOS) da autoridade Nacional de Protecção Civil é suspeito de peculato e abuso de confiança. Gil Martins teria adquirido diversos bens que , posteriormente, eram justificados através de facturas emitidas a partir de, pelo menos,uma associação de bombeiros . Essa quantia de cerca de 100.000 euros eram simuladas em refeições,estadias de hotéis, electrodomésticos,gastos em comunicações , equipamentos electrónicos, pneus de carros, etc.

A tentação é tão grande e é difícil não meter a mão no saco ( dinheiro). A corrupção alastra aos bombeiros e protecção civil de quem temos tão boa imagem. Gil Martins era o rosto que nos entrava em nossa casas para falar dos incêndios , analisar a situação e possível indicações para os evitar e minorar . É pena! Tinha a melhor impressão dele ,mas nem os bombeiros escapam, neste país em que a corrupção parece natural no nosso dia-a-dia. O anormal parece ser falar em gente séria...

JJ