Na vida nada é dado , tudo é conseguido com muito esforço , força de vontade e não ceder à inutilidade,preguiça, ociosidade e ao sem sentido.Vivemos numa sociedade do niilismo, hedonismo , do imediato e carpem die. Não se valoriza o esforço e até se deprecia o tentar lentamente lá chegar, conseguir algo, ou fazer ver determinada ideia ou ponto de vista.
O Clube dos Pensadores ( CdP) procura ter sentido e valores. A nossa democracia está doente e precisa de uma sociedade civil, atenta, interventiva e informada. Os cidadãos mais parecem nem-nem ( nem querem saber nem lutam) , os jovens também são nem-nem ( nem estudam. nem trabalham).Einstein disse que o esforço desperta responsabilidade e é a maior contribuição para todos nós.
Vamos fazer um programa ao vivo com muito esforço,que nunca pensei que despertasse tanto interesse e houvesse tanta adesão. Tudo que se faz no CdP é com muito esforço.
Porventura a motivação é aparecer na televisão mas muitos vão pelo debate de ideias e poderem expressar a sua opinião , sendo ouvidos e escutados atentamente.
Temos que revalorizar o respeito,o civismo,a escuta, a liberdade responsável,a transparência , a autenticidade e a vontade de servir.
Devemos manter o nosso sentido de indignação moral , a luta contra a corrupção ,por movimentos filantrópicos e protestar sempre pelo que achamos que está mal e vai mal.
Esse é o meu , o nosso esforço que favoreça a nossa existência, os demais e na sociedade que vivemos. Não aceito a insensibilidade da indiferença.
O Clube dos Pensadores ( CdP) tem valido a pena.
08/02/2011
ESFORÇO
JJ