04/12/2010

SÓCRATES E CAVACO DE MÃOS DADAS

foto: Sapo
Esta cena passou-se na Cimeira Ibero- Americana , em Mar del Plata, Argentina. Lula juntou as mãos do chefe de Estado, Cavaco Silva, e do primeiro-ministro, José Sócrates.

Só possível lá fora porque cá dentro marcam-se de uma forma sibilina,mas estão condenados a entenderem-se .
O seu entendimento de mãos dadas ou não , passa pela manutenção do satus quo e do seu próprio poder. José Sócrates escolheu Manuel Alegre per se não tinha outra saída e pouco faz porque tem Mário Soares à perna. Se Cavaco Silva vencer , não vem nenhum mal ao mundo e até é o melhor para ele se manter no governo.
Cavaco Silva de quem gostava era de Ferreira Leite e não morre de amores por Pedro Passos Coelho , vê-o como um menino que lhe falta ainda muito. Daí nunca fará o seu jogo e porventura olhando para Sócrates e Pedro Passos Coelho , prefere José Sócrates e poderá ter o prazer de o ver derrotado e contribuir para o tirar do poder ( eleições normais em 2013) , e ele, ainda ficará mais uns tempos ( até 2016) e poderá dar posse a outro primeiro-ministro.
Estas mãos dadas na Argentina , em Portugal podem converter-se em mãos fechadas prontas para darem uns murros. O futuro do nosso país passa por eles mas não de mãos dadas .
Este é o âmago da política nos próximos tempos sem frontalidade mas de bastidores.
JJ