1 - Há um grupo de vencidos da política que teima em não se ir embora.
2- Há imensos ex na política, que parecem jarrões chineses , objectos frágeis e preciosos que não se sabe que fazer com eles.
3- Muitos saíram do poder de uma forma menos boa. Uns o partido não os quis , outros por escândalos , outros por perderem eleições , etc.
4- A muitos falta humildade e grandeza , envaidecidos por décadas de protagonismo são incapazes de retirar-se com descrição e para segundo plano.
5- Em vez de ajudarem os novos actores , sendo jovens ou não , a ocuparem o primeiro plano tudo fazem para os pôr na rua.
6- Deste modo mostram que não querem servir a política , mas sim , servir-se dela.
7- Entrar na política é fácil , o difícil é sair dela ou porventura sair dignamente.
8- Como não se deveria ir para a política e exercer cargos só porque se milita num partido e se tem amigos , também não se deveria poder ficar na política eternamente.
9 - A política deve impor galhardamente princípios éticos, ódio ao luxo, espectáculos desonestos,excesso de rigidez , teimosia e idealismo importuno.
10- É grave a situação em Portugal . Confusão e incoerência dos princípios , desordem nas finanças,enfraquecimento deplorável na autoridade, falta de confiança nas capacidades do país, um desalento atrás do qual se esconde um indiferentismo.
11- O sistema político está caduco e em agonia. As pessoas não se sentem representadas em actos eleitorais. Votar é fastidioso. Não se vota a favor mas sim contra, sem fé,nem esperança e com indiferença.
12- Vota-se por votar , como um dever ou um imperativo , mais nada.
13- Sabemos o que podemos esperar dos políticos e essencialmente o que não podemos esperar.
14- Mais dia menos dia isto vai rebentar , se nada acontecer, temos o que merecemos.
JJ