24/12/2010

O Espírito do Natal!


Há quem diga que o Natal é partilha, solidariedade, amor, carinho, afecto… mas será que hoje em dia esta máxima perdura em cada um de nós? Será que os bons valores humanos são capazes de transparecer estes conceitos? Será que nós sabemos o que é o Natal?

Ouço os meus avós a falarem do Natal como se fosse a data mais importante de todo o ano. Da junção da família, todos à volta de uma mesa, no meio de conversas animadas, com o tradicional bacalhau… enfim, o Natal dos meus avós. O Verdadeiro Natal, a sua essência e magia…

A época natalícia é um tempo de reflexão, de construir e fortalecer amizades e de quebrar o conceito de “inimigo”, dar as mãos e ser felizes. Podem chamar-me de “bastante positivo” ou “ingénuo” mas agora olhem para a vossa volta… O que cada um vê é Natal? Ou apenas mais um dia que preenche o vosso calendário natural?

Como vai ser este Natal? Mergulhados na Crise, conversas sobre défices, FMI, Presidenciais? Claro que não nos podemos desligar da realidade que está a girar em nosso torno, mas podemos “esquecer”, por um dia, que estamos em Portugal, mas nunca que somos PORTUGUESES com tradição, e que o Natal invade as nossas vidas antepassadas com uma enorme alegria.

Já há muito tempo que não dava o meu contributo aqui ao Clube dos Pensadores, o Clube de todos nós mas senti-me na obrigação de mostrar-vos que o Natal é uma quadra única, e cada ano a sua essência é especial, basta apenas abrir o nosso coração ao que este dia tem para nos oferecer, junto daqueles que amamos e que nos querem bem.

Feliz Natal a todos vós,

Rui Fernandes
estudante 11ºano