29/12/2010

JOSÉ SÓCRATES


A mensagem de Natal do Primeiro-Ministro , José Sócrates mostrou um homem determinado fazendo alarde de sua firmeza pondo de parte a vinda do FMI . Todavia começa a pôr-se a questão da sua sucessão, haja ou não eleições antecipadas. Nós sabemos que é um homem que pensa em si e para si. Já muitos se posicionaram para lhe suceder : António José Seguro , Francisco Assis , entre outros, mas não se pode deitar lenha para a fogueira nas circunstâncias actuais. Se houver recuperação económica , o que eu não me acredito, José Sócrates provocará o vazio político no PSD.

A política nos próximos tempos vai ter muito de pressing , José Sócrates vai perder as próximas eleições presidenciais , pois Manuel Alegre não consegue dar a volta. mas para ele é bem melhor Cavaco Silva, que dificilmente dissolverá a Assembleia da República ,sendo o garante da estabilidade e da sua permanência em S. Bento.
É preciso abrir o PS , a sua disciplina de ferro , mudança de mentalidades e o funcionamento do partido serão importantes . Não sei se vai candidatar-se a novo mandato em 2013, mas tenho a convicção que se houver eleições antecipadas estará na luta.
José Sócrates tem que ler Georges Brassens que fala contra o culto cego da juventude:"Quand on est con , on est con", a estupidez não tem idade.

Entretanto o PSD deve merecer chegar ao poder e não ficar à espera mas José Sócrates deve saber retirar-se . O monopólio prolongado no poder é contraproducente, é importante saber fazer a passagem de testemunho com elevação. O sair de cena também define um político. Mas eu não acredito que José Sócrates se retire tão cedo, parece destinado a figurar mais tempo do que o desejado pelos portugueses. O catálogo de opções não é muito grande nem entusiasmante.

JJ