01/11/2010

SUGESTÕES


Segundo o que diz Nouriel Roubini , « ao passo que vamos a próxima crise financeira será ainda pior» em que alerta para ,« vem anos dolorosos pelo alto endividamento público e privado» e acrescenta , « não se pode fazer muito mais que evitar uma recaída na recessão». Todavia deixa uma margem de esperança , « há margem para um segundo estímulo como o que propõe BaracK Obama»-.
Este economista e presidente da RGE é autor do livro " Como sairmos desta". Ao ler a sua entrevista no El País , fica-se deprimido e estarrecido com o futuro, talvez realismo e não pessimismo.
Não sou economista mas acho que é um erro pensar-se que , se baixarmos os impostos vais recolher menos dinheiro automaticamente. E, se aumentares os impostos não é situação sine qua non que vais recolher mais dinheiro com esses impostos. É necessário gerar estímulos à actividade económica. Se se reduzisse o desemprego , em vez de se estar a pagar prestação social , pessoas com emprego pagariam mais impostos ao Estado , em vez de estarem a receber. É preciso ajudar a quem cria emprego. Outro exemplo com o aumento do IVA , os automóveis e outros produtos vão pagar mais impostos e vai baixar a sua procura , não se indo arrecadar mais dinheiro de IVA. O consumo contrai-se , é fundamental ajudar a quem pode gerar riqueza e postos de trabalho.

JJ