24/10/2010

PENSÕES


Olhando para o que se está a passar em França , tendo em conta a reforma das pensões , toda a contestação e alarido provocado , prova mais uma vez que somos mansos e aceitamos tudo. Em Portugal a reforma das pensões com alteração da idade da reforma de 60 anos para 65 anos com o terminus de transição em 2015. O governo falou em 2013 e os portugueses mansos tudo aceitaram.

Veja a origem da contestação em França :

1 - a idade de reforma passa de 60 anos para 62 . Far-se-á de forma progressiva até 2020 com aumento de 2 meses cada ano. ( 60,2 em 2011 , 60,4 em 2012, etc.)
2 - duração dos descontos para a reforma passa de 40 anos para 41,5 anos
3 - As pessoas que não tenham o tempo todo para virem com a reforma completa devem reformar-se , não aos 65 anos , mas aos 67 anos.

Em Portugal fomos severamente penalizados e nada fizemos! Como sempre com o nosso chico-espertismo começaram a pensar falsificar a própria idade ou os anos de serviço , em vez de reclamarem e protestarem.

A mudança em Portugal da idade da reforma é justificada pela insustentabilidade da segurança social e quanto a mim pela implacável lógica económica . Mas quem semeia ventos colhe tempestades . O que está feito nenhum governo que venha a seguir vai mudar , mas deveria fazê-lo. É a insustentável leveza do ser ( cortar direitos adquiridos). Não é agradável viver em Portugal , só para quem já se reformou até 2005 e tem uma boa reforma , para os presentes e futuros talvez emigrar.

JJ