28/10/2010

IMPASSE


É necessário desbloquear o impasse . Como diz o jornal Público em título de primeira página, " O Governo e PSD romperam negociações a 230 milhões de um entendimento" . Surpreendente!
Perante o impasse que se vive em relação à viabilização do Orçamento do Estado para 2011 e o PR atado pela Constituição de não poder convocar eleições antecipadas. Há vários cenários e os analistas dão imensos palpites:
1. OE é chumbado e Governo decide apresentar um novo
2. Governo e PSD revêem as suas posições
3. Orçamento é chumbado e Sócrates demite-se
4. OE é chumbado, mas Governo fica em gestão
5. Parlamento aprova revisão constitucional para permitir eleições imediatas

Mas esquecem-se de um outro . As propostas apresentadas pelo PSD no Parlamento podem ser aprovadas com os votos do PSD ( 81) e CDS ( 21) , abstenção do BE (16) e PCP (15) e votos contra do PS (97) . Ou outro cenário inverosímil mas possível, os partidos sem ser o PS chegam a acordo em propostas conjuntas para viabilizar um orçamento de recurso . Não nos podemos esquecer que o CDS, PSD , BE e PCP têm em comum o corte drástico da despesa do Estado.

Os últimos governos constitucionais de Portugal :XVII Governo Constitucional 2005-2009, José Sócrates ; XVI Governo Constitucional 2004-05, Santana Lopes ; XV Governo Constitucional 2002-04, Durão Barroso ; XIV Governo Constitucional 1999-2002, António Guterres ;XIII Governo Constitucional 1995-99, António Guterres.

Nos últimos 12 anos o PSD esteve 2 anos e tal , Santana Lopes nem um ano durou. Acho que as grandes dificuldades por que passamos ,pretendendo fazer agora ,o que podia ter sido feito há mais tempo , de outra forma e mais distendido no tempo. O PSD tem algumas culpas, mas o PS tem muito mais culpa, teve tudo na mão com o voto , a confiança dos portugueses e não esteve à altura. Pressinto que vai haver orçamento mas mesmo que não haja , não morre ninguém.Haverá uma solução mas que não passará por estes actores políticos.
A bola está agora do lado do Parlamento.

JJ