26/10/2010

(DES)ACORDO ADIADO PARA AMANHÃ


Encontro amanhã para ver se é desta que se entendem definitivamente e obrigatoriamente.

Em causa nestas negociações estão propostas do PSD de alteração ao Orçamento do Estado para 2011, que os sociais democratas qualificam de "mau", que incluem uma atenuação do aumento do IVA em um ponto percentual (de 23 para 22 por cento) e dos cortes nas deduções fiscais com despesas de educação, saúde e habitação.

O Governo impõe como condição que as alterações ao Orçamento não colidam com o objectivo de reduzir o défice para 4,6 por cento em 2011, alegando que esse é um compromisso assumido por Portugal em Bruxelas.

Desta feita Cavaco Silva apresenta a sua candidatura a Belém sem acordo firmado , como o previa e queria. José Sócrates neste particular impôs a sua táctica política e deu uma mão a Manuel Alegre estragando a festa a Cavaco Silva . Neste (des)acordo de conveniência joga-se xadrez ao mais alto nível. Está em causa governo , oposição e presidente , está o jogo completo. A rainha , o rei e os bispos , só depois vem os cavalos ( presidentes de Câmara e deputados) , as torres ( gestores)e os peões ( todos nós).


JJ