Vendo este gráfico que retirei do El País ( clique para aumentar) verifico que estamos à rasca . Em virtude do endividamento português- estamos perto do limite total do ano ( 17,4 mil milhões de euros). Entre Janeiro e Agosto já chegamos aos 14,2mil milhões de euros. Desta forma os juros exigidos a Portugal podem subir , os mercados financeiros mostram desconfinça . Este descontrolo das contas públicas é alarmante e vai sobrar de novo para quem menos tem e pode. De novo a classe média vai ser sacrificada e não sei se vai aguentar muito mais , já não tem por onde e como. As despesas correntes do Estado não param de crescer , está aí a chegar o Natal e, é preciso pagar a funcionários públicos e pensionistas, mas é a dobrar com o subsidio de Natal.
Espero que o FMI não entre por aqui dentro e imponha mais medidas de austeridade e cortes a torto e a direito, para a contenção do défice . Para já as agências rating Moody`s , S&P e Fitch podem baixar a nota de classificação e isso faz encarecer significativamente o custo do dinheiro.
Tenho saudades quando Portugal mandava em Portugal , agora estamos nas mãos destes senhores cegos e insensíveis que só sabem olhar para o défice e dívida pública esquecendo-se das nossa especificidade e idiossincrasia
É o preço de estar na Europa , uma chatice. Vem aí mais apertos , dificuldades e austeridade. O país começa a ficar em coma. Estou preocupado e céptico!
JJ