26/08/2010

MINEIROS CHILENOS


Uma explosão de rocha ( as rochas estão submetidas a determinada tensão , mantendo-se em equilíbrio natural , ao extrair-se materiais para fazer a mina , altera-se o equilíbrio e ao não tomar-se medidas adequadas provoca o desabamento de terras) provocou o soterramento de mineiros chilenos ,na mina San José de Atacama . Estão em jogo 33 vidas ( mineiros) que estão a mais de 700 metros de profundidade.

As autoridades estão a desenhar um plano de resistência para manter com vida os 33 mineiros . A acumulação de escombros na mina vai obrigar a escavar um grande túnel para chegar aos sobreviventes, processo que pode durar cerca de três meses.

Os especialistas dizem que será possível retirar os mineiros com vida ,se lhes derem alimentos, ar e água .

O que mais me impressiona é a força física e mental destes homens . A sua capacidade organizativa ,fazendo turnos para vigiar possíveis derrocadas, alertas de sinais do exterior e limpeza. Estabeleceram zonas para transitar, alimentar-se ou fazer as suas necessidades.

Além da sua coragem tiveram , engenho: aproveitaram as baterias das camionetas que ficaram soterradas para terem carga para a luz. Alimentavam-se das rações que tinham , de água que estava armazenada e a que ia caindo através dos orifícios era guardada. Apesar de terem perdido, em média 7 a 10 kilos.

Um exemplo de capacidade de lutar contra a adversidade e pela sobrevivência.Há 17 dias que estavam nestas condições sem contacto com o exterior. É obra!


JJ