24/08/2010

ACIDENTES RODOVIÁRIOS


Nesta época do ano , até mete medo andar de carro e fazer uma viagem por muito curta que seja. Ontem o choque em cadeia na A25 provocou seis mortos e 72 feridos. Esperemos que desses feridos não morra mais ninguém.
O cenários de horror mais parecia dantesco. A falta de visibilidade provocada pelo nevoeiro foi a causa deste brutal acidente.


No entanto, o risco da falta de visibilidade torna-se muito maior quando os condutores não respeitam os limites de velocidade e a distância de segurança o que é frequente nas auto-estradas portuguesas.

O presidente do Observatório de Segurança,Nuno Salpico salienta que o pavimento sujo com as cinzas e poeiras dos incêndios juntamente com as primeiras chuvas podem ser um ingrediente fatal. As estradas ficam muito perigosas, «escorregadias e com pouco atrito» e recomenda a lavagem do asfalto nas zonas onde ocorreram grandes incêndios.

Boa ideia e já agora quando há um acidente os condutores não abrandarem em demasia para observarem o que se passou. Este acidente foi duplo e em sentido contrário . O querer ver e observar o que se passa pode desencadear vários batimentos de quem vem atrás.

Vamos ter o máximo de cuidado.A semana passada morreram quinze pessoas e 61 ficaram feridas. Em apenas 6 dias , sete portugueses morreram em estradas espanholas.

Juízo , andem devagar , façam uma condução defensiva , por antecipação e prevenção do perigo. E, já agora verifiquem o vosso carro: travões; pneus; suspensão; etc. E, não queiram levar a casa às costas no vosso carro , não cabe tudo...
JJ