15/07/2010

Pesadelo - Choro o meu futuro...


"Era uma vez, um menino, que ainda caminhava por um mundo de sonhos, desenhava objectivos num papel cheio de vida, calcava cada meta que esperava atingir no futuro... Era um jovem adolescente feliz, ambicioso e, sobretudo, sonhador...
A idade foi avançando, e a percepção de um "mundo perfeito", foi-se liquidando, gota a gota, num desespero silencioso mas fatal, como que se o "veneno" entrasse nas suas entranhas e fizesse com que desistisse daquilo que sempre sonhara.
Numa noite fantasma, sonhou...Ai, sonhar! uma coisa que ele sempre fizera ao longo da sua vida... mas, desta vez, virou um pesadelo... um mundo de fomes, guerras, mortes, invadia o seu ser... enquanto via na sua "mente de olhos fechados" o que era na verdade a realidade de um país pobre, sem oportunidades, bastante velho para suportar a sua própria bengala, "lembrou-se" da sua avó... uma mulher cheia de vitalidade, com grande garra para agarrar a vida... a certa altura, a voz da mulher ecoou dentro dos seus ouvidos: - "Sou velha, posso morrer... mas morrerei feliz... Tive uma família que me adora... tive uma profissão de que me orgulho... tive uma vida de muito sacrifício, mas bem aproveitada... Agora tu, meu filho, resta-me dizer-te que os teus sonhos poderão ser realizados, os teus objectivos poderão ser atingidos... mas, viverás num país, numa sociedade, num período que eu não desejaria ninguém a viver! Estarei longe, mas sempre contigo... Luta... LUTA POR TI, LUTA PELOS OUTROS, LUTA PARA SERES O TEU PAÍS..." depois disto, o jovem menino acordou e começou a chorar...
Chorou, chorou e chorou... por entre as suas lágrimas os seus sonhos, objectivos, metas... partiam-se em pequenas gotas... desamparadas... e soluçando afirmou: "Eu não pedi para ser como sou... mas também não aceitei ser como seria..." Suspirou "Só me resta continuar a sonhar..."

Rui Fernandes