03/04/2010

SUBMARINOS


Joaquim Jorge

Mais um eventual inquérito parlamentar sobre as condições em que foi negociada aquisição de dois submarinos pelo estado português no Governo chefiado por Durão Barroso tendo como Ministro da Defesa Paulo Portas . São já tantos os inquéritos e audições parlamentares que no fim nada ficará pelo desinteresse e excesso de informação contraditória.
O essencial deste inquérito que tem o epíteto para os portugueses dos «submarinos» é que desviou a atenção da Face Oculta , da TVI / PT e da liberdade de expressão . Nestes o Governo estava muito acossado e José Sócrates. O PS ao requer este inquérito que necessita das assinaturas de 46 deputados , facilmente conseguidas no universo da bancada socialista que tem mais de 100 deputados. Este golpe de mestre , mais um, dá folga ao governo , permite-lhe respirar e pensar no que vai fazer a seguir. Mostra aos portugueses que as broncas , tramas e processos não recomendáveis ( subornos,luvas, etc.) não se passam só no seu seio - governo e PS , os outros são iguais ou parecidos. Desta forma os portugueses vêem tudo pela mesma bitola, e mal por mal, sendo todos iguais deixemos ficar quem lá está. Não vale a pena mudar , isto é , tirar José Sócrates de lá para fora.
Deste modo a Face Oculta com toda a certeza não ficará oculta de vez ,mas irá para a penumbra. Mesmo assim comparando os casos do PS : Feeport; Licenciatura; casa de Sócrates; projectos que Sócrates assinou; TVI/PT; liberdade de expressão ; Face Oculta; etc. Com os casos do PSD e CDS ficam a alguma distância : BPN ; Submarinos ; Portucale; etc.
Que venha o Diabo e escolha...