27/03/2010

PEDRO PASSOS COELHO

Joaquim Jorge


Pedro Passos Coelho teve uma vitória expressiva , mais de 60% dos votos . Foi um resultado surpreendente, não pela sua vitória mas pela sua expressão do voto dos militantes . Paulo Rangel aguentou-se ( na casa dos 30%) e pelo seu discurso apaziguador e conciliador , disse que podem contar com ele. José Pedro Aguiar- Branco teve um estrondosa derrota ( mais ao menos 3% ) mas não deixou de indicar o futuro do PSD . Primeiro demitiu-se de líder parlamentar do PSD , o que é uma atitude nobre e face aos resultados não tinha outra saída , depois falou na unidade do PSD e que se deixe de aquartelamentos e facções. Castanheira de Barros só já ter reunido as assinaturas foi uma vitória.

Estão reunidos os ingredientes para serem alternativa , cheira a poder pelas caras atrás de Pedro Passos Coelho no discurso final . José Sócrates que se cuide . Estes tempos parecem um remake do que aconteceu quando José Sócrates apareceu como líder do PS e de seguida foi Primeiro-Ministro. Mas atenção Pedro Passos Coelho é uma versão light de José Sócrates , uma espécie de versão 2 de José Sócrates mas o eleitorado principalmente feminino pode dar-lhe o benefício da dúvida. José Sócrates que se cuide , estão reunidas as condições para o PS ser deposto do poder. As pessoas estão cansadas de casos , a imagem de José Sócrates está depauperada e perdeu frescura.
A política seguida por Pedro Passos Coelho não será muito diferente , não há milagres, mas com toda a certeza será feita de outro modo e com outras caras. Na política a imagem é primordial.

Janeiro página 2