Joaquim Jorge
A maioria dos portugueses numa sondagem feita pela Intercampus para o Público acha que José Sócrates mentiu no Parlamento sobre o seu desconhecimento do negócio PT/TVI , todavia acham que deve continuar a governar.
Esta opinião parece-me contrária ao sentido comum e incrível. Mas analisando bem a maneira de ser dos portugueses ,não é. Há uma habituação e naturalização dos portugueses na sociedade que os políticos mentem . O mentir é perfeitamente normal , o anormal seria não mentir. Desta forma não se é prejudicado por isso. A maioria dos portugueses é tolerante e permissivo não só com a mentira mas também com a corrupção.
Mas a razão principal para esta tendência da política actual é que não se vislumbra alternativa e ninguém capaz , ou julga-se que não há , para ocupar o lugar de José Sócrates. E, os portugueses estão fartos de eleições depois de em 2009 passarem o ano em campanhas eleitorais para três desígnios : europeias ; legislativas ; autárquicas . Dentro em breve começam as presidenciais , somos um país que anda em constante pré-campanhas e campanhas eleitorarais e, os portugueses estão fartos.