António Costa
Todos nós , inclusive o nosso ilustre Joaquim Jorge, tem denunciado o elevadíssimo preço dos automóveis novos em Portugal. Por mais evidente que pareça, os impostos não são só a única causa desta disparidade de preços entre Espanha e Portugal, os importadores também são a possível causa desse problema. Senão vejamos. A recente proposta de OE poderá ter impacto significativo no comércio automóvel. O IVA vai descer, cerca de mil euros num modelo médio, mas ISV vai subir, feitas as contas, tudo indica que os carros ficarão mais caros, especialmente os modelos a gasolina. O IVA passa agora aplicar-se sobre o valor base do veículo e não sobre o preço final, sendo que os importadores serão agora os responsáveis por passar ou não o desconto para o consumidor final, facto que como nós sabemos, ser altamente improvável visto tratar-se de um valor que vai aumentar as suas margens de lucro e que ninguém o pode verificar. Daí que, vemos como este país continua a ser Governado num espírito de alimentar os lobbies e esquemas das empresas e não de efectivamente estimular a economia no consumidor final, quero assim dizer, que se o governo estava a tentar impulsionar este mercado, enganou-se, pois vai enterrá-lo ainda mais. O impulso deveria ser introduzido no aumento do valor de abate como acontece nos Estados Unidos e na Alemanha, e nunca, alterar o que está errado para voltar a prejudicar o próprio Estado e consumidores. Não critico este novo cálculo, pois por si só, está correcto, vai de encontro aos standards de Bruxelas, critico sim, os seus beneficiários que continuam a ser quem não deveria ser, os importadores. Perante esta prática, o melhor mesmo é não comprar, pois o que parece ser pechincha, é comprar Gato por Lebre.Não comprar carros é a melhor solução para combater o ROUBO inflacionista dos preços aplicados em Portugal
Todos nós , inclusive o nosso ilustre Joaquim Jorge, tem denunciado o elevadíssimo preço dos automóveis novos em Portugal. Por mais evidente que pareça, os impostos não são só a única causa desta disparidade de preços entre Espanha e Portugal, os importadores também são a possível causa desse problema. Senão vejamos. A recente proposta de OE poderá ter impacto significativo no comércio automóvel. O IVA vai descer, cerca de mil euros num modelo médio, mas ISV vai subir, feitas as contas, tudo indica que os carros ficarão mais caros, especialmente os modelos a gasolina. O IVA passa agora aplicar-se sobre o valor base do veículo e não sobre o preço final, sendo que os importadores serão agora os responsáveis por passar ou não o desconto para o consumidor final, facto que como nós sabemos, ser altamente improvável visto tratar-se de um valor que vai aumentar as suas margens de lucro e que ninguém o pode verificar. Daí que, vemos como este país continua a ser Governado num espírito de alimentar os lobbies e esquemas das empresas e não de efectivamente estimular a economia no consumidor final, quero assim dizer, que se o governo estava a tentar impulsionar este mercado, enganou-se, pois vai enterrá-lo ainda mais. O impulso deveria ser introduzido no aumento do valor de abate como acontece nos Estados Unidos e na Alemanha, e nunca, alterar o que está errado para voltar a prejudicar o próprio Estado e consumidores. Não critico este novo cálculo, pois por si só, está correcto, vai de encontro aos standards de Bruxelas, critico sim, os seus beneficiários que continuam a ser quem não deveria ser, os importadores. Perante esta prática, o melhor mesmo é não comprar, pois o que parece ser pechincha, é comprar Gato por Lebre.Não comprar carros é a melhor solução para combater o ROUBO inflacionista dos preços aplicados em Portugal