O país parado,só fala de escutas e de Sol mas eu vou falar hoje de outra luz que me ilumina e sigo. Nelson Mandela fez ontem dia 11 de Fevereiro de 2009 , vinte anos que foi libertado da prisão ( 11 de Fevereiro de 1990). Esteve 27 anos preso, mais de um terço da sua vida , condenado a prisão perpétua por traição e sabotagem.
Nelson Mandela é alguém com uma dimensão humana única, lutava contra a dominação branca , da mesma forma que combatia a dominação negra . Acreditava nas oportunidades iguais para todos . É um símbolo de uma luta e tornou-se maior que um símbolo. A sua coragem o seu desprendimento do poder e a sua postura tornaram-no um mito e uma lenda viva. Aprendamos com ele - não olhou para o passado pelo qual passou privações e tormentos , foi apaziguador e tolerante , sem queixume e com um sorriso sempre contagiante. Nelson Mandela é um homem muito inteligente , daí perigoso, e contra o establisement saindo do normal para se tornar imortal por si e pelo seu exemplo.
Quando se tornou presidente , tendo em conta as dificuldades por que passava o povo sul-africano , decretou a doação de um terço do seu salário para instituições de solidariedade. Não me digam que isto é populismo , mas sim, um exemplo com uma força tal para pedir sacrifícios a todo o povo que com certeza muitos poucos lhe diriam não.
O que me fica e ficará para sempre é a sua imagem de bonomia , de saber perdoar ,mas também e não é de somenos importante ,o seu exemplo a todos os níveis.