07/01/2010

HONDA PORTUGAL

Joaquim Jorge


Durante o Natal o meu carro Honda Accord 2.0 a gasolina de 1999 deixou de andar por um motivo que eu não sabia qual. Parei o carro chamei a assistência em serviço e enviei o carro para um concessionário da Honda.

Depois de ser feito o diagnóstico da situação , concluíram que precisava de uma bateria nova , o que para mim foi um alivio ,pois pensava que seria algo mais grave. Não tinham uma bateria nova e tentaram carregar a que estava no carro. Exigi uma bateria nova e que não queria uma bateria usada carregada , dessa foma mais tarde ou mais cedo voltaria a acontecer outro percalço.

Qual o meu espanto! Uma simples bateria demorou 3 dias a chegar ao concessionário ( Neumotor) para ser colocada no automóvel. Fiquei sem carro desde 2ªfeira até 4ªfeira.Liguei para os serviços do Importador em Lisboa e atendeu-me a D. Sofia Sousa que procurou inteirar-se do assunto mas informou-me que o Sr. Frederico era o responsável .

Esse Senhor além de início se recusar atender o telefone mostrando quiçá relutância um snobismo e arrogância atroz . A Honda tem todo o interesse em perceber o que se passa com os clientes. Da minha parte fui sempre educado mas incisivo e assertivo.

Se não estão habituados a ouvir de viva voz reclamações fundamentadas , habituem-se e dêem formação para resolver tais situações análogas .

O carro que possuo foi considerado nos EUA , o carro com mais durabilidade e fiabilidades do mercado, tem de origem estofos aquecidos , cruise-control , estofos de couro , tecto de abrir , aparelhagem Bose , pneu suplente idêntico às jantes do automóvel e não algo que parece uma roda pedaleira como nos carros actuais.

Este carro como tem uma durabilidade para além do habitual , daí em Portugal , a Honda dever acautelar estas situações e ter peças em stock , como uma simples bateria.

Depois das minhas explicações chamou-me "ordinário" ! E teve o desplante de afirmar passo a citar : "se tivesse a bateria carregada não se punha este problema".

O problema é que eu fiquei sem carro e o que deveria ser feito era ter sido disponibilizado uma viatura para colmatar a impossibilidade de colocar uma simples bateria nova e não carregada , num carro. Se fosse outro tipo de peça , vá que não vá , agora algo simples e de rápida substituição é algo indescritível neste país em que só se vê um lado - vender a todo o custo mas a assistência não é com eles.

A Honda deve estar atenta a estas situações . A partir de agora sempre que o meu carro precise de uma peça de substituição de simples manuseamento e colocação terei que esperar dias para que as coisas se resolvam ?

Eu penso que não pode ser assim e assacar as culpas do concessionário ( Neumotor). Deve haver peças em stock e se não houver procurar minimizar os transtornos causados. Fui informado que o stock de peças e a sua distribuição é centralizada em Espanha! Continua a colonização de nuestros hermanos...

Primeiro não estou habituado a este tipo de vocabulário , segundo o dever de um responsável de uma marca deste gabarito é procurar resolver o problema ao qual sou completamente alheio.

Como nota final sou um hondista desde sempre já tive 3 motas : VFR 750, CBR1000 e CBR 1100 XX . Assim como, já tive um Honda VTI quatro portas e tenho actualmente um Honda Accord 2.0 , em casa há mais um Honda HRV e um Honda Civic dos novos.

Neste "paízinho" qualquer homenzinho que tem um lugar de decisão e de chefia julga-se muito importante não passando de um número ,em que culpabiliza sempre os outros e nada sabe fazer ou dizer vivendo num Mundo irreal.


A fidelidade não conta mas este assunto não irá morrer assim. Mudem os vossos funcionários, mal educados e tornem-nos simpáticos , envolventes com os problemas dos clientes e dêem indicações aos vossos concessionários como proceder em caso de falhas como esta.

Numa relação profícua e boa tem-se deveres mas também obrigações e não se pode fugir das responsabilidades como o Diabo da Cruz.

Esta reclamação seguirá para Honda Portugal e a seguir irei informar a Honda Japonesa do sucedido.
Vou exigir um pedido de desculpas pela forma como fui tratado.

E, vou aguardar uma resposta. Mas o problema é que ninguém me ressarce dos transtornos ,de não ter carro 3 dias numa lógica de não terem em stock para substituir uma simples peça que exigiu a imobilização do automóvel.

RESPOSTA POR E-MAIL
Exmo. Senhor Dr. Joaquim Jorge,
Fazemos referência ao mail que nos enviou no passado dia 29/12/2009 cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção.
Conforme referimos a V. Exa. durante o telefonema de ontem, o veículo entrou na oficina do concessionário no dia 28/12, tendo este de imediato procedido a um teste à bateria, de forma a poder diagnosticar se teria sido uma quebra pontual da carga da bateria originada por qualquer factor externo à mesma, ou se a mesma já não se encontrava em condições normais para receber carga.
O diagnóstico apontou para esta segunda hipótese e a encomenda da bateria foi feita já no dia 29/12 , tendo a mesma sido fornecida pela Honda ao concessionário no dia 30/12, dia em que o veículo lhe foi entregue.Compreendemos a insatisfação que nos manifestou durante o telefonema de ontem e em especial o facto de a Honda não ter tido uma alternativa para com o cliente, para que este não visse comprometida a sua mobilidade.
Se relativamente ao facto de a Neumotor ou qualquer outro dos nossos concessionários não ter em stock uma bateria adequada ao veículo em questão, pensamos que não podemos alterar esta situação uma vez que a rotação deste componente é mínima e pode ser disponibilizado em 24 hrs., já a questão relacionada com o veículo de substituição, poderá vir ter uma abordagem favorável para o cliente.Por todos os incómodos decorrentes da situação acima mencionada,apresentamos a V. Exa. as nossas desculpas.
Relativamente ao telefonema que nos endereçou hoje, entrámos de imediato em contacto com o concessionário Neumotor, a quem informámos da intenção de V.Exa. efectuar no fim do presente mês a manutenção ao veículo e em simultâneo, reparar duas anomalias no veiculo, as quais se arrastam há já algum tempo. Uma relacionada com a captação do rádio (RDS) e a outra, com a entrada de água na mala e nos farolins do veículo.O Sr. José Meneses do concessionário propôs que antes de efectuar a marcação da manutenção e das restantes reparações, que o veículo passasse pela sua oficina para poderem diagnosticar esta duas anomalias, para o caso de ser necessários encomendar alguns componentes. Podemos evitar assim uma imobilização excessiva do veículo na oficina, uma vez que o concessionário encomenda o que for necessário e quando V. Exa. deixar o veiculo para fazer a manutenção, poderá fazer em simultâneo os restantes trabalhos sem mais demoras.
No caso de V. Exa. aceitar a nossa proposta, poderá contactar o concessionário para agendarem o dia para fazer o diagnóstico.Mantemo-nos ao dispor com os nossos melhores cumprimentos.
~
Atentamente,
Luís Lourenço
Apoio a Clientes
Honda Portugal, S.A.Divisão Automóvel
Telf. +351 219 155 300 Fax. +351 219 258 887
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From: "Honda Automoveis" <
honda.automoveis@honda-eu.com>; <honda.automoveis@honda-eu.com>
To: <
jota.jota@sapo.pt>
Sent: Thursday, January 07, 2010 5:45 PM
Subject: CR#2349 - Honda Accord matrícula 82-77-NH