25/11/2009

CdP

foto de arquivo: Vitor Alves

Joaquim Jorge




Às vezes dou comigo a pensar o porquê de tanta animosidade contra mim e contra o próprio CdP ! Não faço mal a ninguém, não falto ao respeito a ninguém, procuro fazer o melhor que sei e o que me propus fazer. Tendo a noção que o que faço é um laboratório de ideias e que vou indo, não sei para onde mas vou...

Os debates iniciaram-se há quase quatro anos e pelo meio criei um blogue que seria de apoio aos debates, nunca imaginei esta saída e audiência mais parecendo um tambor com repercussões inimagináveis. O blogue foi criado para informar as pessoas do que se ia fazendo uma ferramenta fundamental para a disseminação deste conceito. Na altura e agora sou acusado de vaidoso e de ter o culto da imagem por colocar tudo que vai saindo do Clube, nos jornais, na rádio, na Net, etc. E, que as fotos é mais uma mania de vaidade e grandiloquência magnânime. Abri o blogue a quem era a favor dpo aborto e contra .
A ideia subjacente esteve em quem não pode estar presente, ficar a par do que se passa e os simples simpatizantes e a sociedade em geral ver o que fazemos. Fui observando que outros blogues nos copiaram e as próprias candidaturas a eleições tomaram por base a nossa ideia, claro, com muito mais meios do que os meus, os nossos.

Para que se saiba, eu não sou presidente de nada limito-me a quem esteja interessado intercambiar ideias acerca de assuntos que acho importantes e a tendência local, nacional e mundial. O propósito dos debates não é oferecer recomendações, emitir comunicados, ou chegar a acordos, simplesmente, pensar em voz alta. Naturalmente a diversidade do grupo que compõe a plateia dos debates e os convidados de várias famílias políticas permite um formato aberto de conversação sem discursos, agenda prévia ou relatos escritos permite discutir inúmeros temas. Os debates são fascinantes mas difíceis e por vezes impossíveis de resumir. Cada um ao sair dos debates tira as suas próprias conclusões.

A par disto surgiu a oportunidade de ter uma programa de rádio no Rádio Clube «Clube dos Pensadores» às sextas-feiras pelas 12h. Mais tarde acabou por mudança na grelha de programação e surgiu a oportunidade na RCM. Esta rádio não tem a dimensão da RCP e fiquei um pouco céptico e descrente mas o director João Lourival deu-me autonomia total e colocou-me numa hora nobre, quarta-feira pelas 19h. A brincar a brincar este programa foi sendo conhecido tem uma audiência recorde e as pessoas vão dando a sua opinião e dizendo o que lhes vai na alma.

Mas não estão a falar para um boneco, os assuntos vão tendo repercussões. Tivemos um programa de televisão «clube dos pensadores» , em que dava a conhecer pessoas desconhecidas , partindo do principio que as pessoas com mais valor estão em casa e não estão para se incomodar. Tanta gente que foi à televisão dar a sua opinião e que nunca teria oportunidade de outro modo... E muito mais coisas foram feitas - livro , abrir blogue à discussão sobre o aborto com depoimentos exclusivos de por exemplo Manuel Alegre , Garcia Pereira , José Leite Pereira ( director do JN ) , etc.,etc.

Finalmente o que se pretende é derrubar este muro entre direita e esquerda, criar uma alternativa de debate, falar com as pessoas e não para as pessoas ,aproximar os cidadãos e a política, criar um grupo de reflexão e pressão sobre o que está mal , no fundo denunciar. Fazer pedagogia, respeitar as pessoas independentemente do que pensam e tornar esses debates agradáveis, não maçadores e igualitários.
Para terminar limito-me a ser porta-voz desta ideia com muito equilíbrio e humildade, neste clube não há hierarquias nem algo muito estruturado e burocrático, todavia há um rumo, uma ideia e concretização.

Está no meu interior ser insubmisso, procuro a razão mas sou sempre rebelde. Sou um transgressor e tenho tanta força e energia que não me canso de levar isto para a frente. Uns vêm, outros vão. Muitos ficam de vir e nunca apareceram. Outros só dizem mal , aparecem no blogue e a importunar não conseguem viver com o êxito alheio. Os que ficam sempre são os amigos. A amizade é o que mais defendo.