09/10/2009

POBREZA







Joaquim Jorge


Portugal é uma país pobre , há à volta de 2 milhões de portugueses que vivem em pobreza com rendimentos baixíssimos . Existem outros que estão no limiar da pobreza e devem ser quase tantos como os pobres efectivos . Todavia há gente que não aceita a sua condição de pobre , não quer ver exposta a sua situação e ser revelada publicamente. Daí , termos que pensar que há muito mais gente pobre do que nos dizem as estatísticas.Li e gostei de saber que a Cáritas irá facultar tickets de refeição com valores de cinco, dez ou quinze euros para pessoas que vivem situações de privação e que nem conseguem pedir ajuda a instituições de solidariedade. Temos que nos lembrar que o desemprego grassa e para muitas pessoas o subsidio de desemprego terminou porque acabou o seu tempo. Esta forma de ajudar ,sendo os tickets distribuídos pelas Cáritas diocesanas permite manter a dignidade , a honra das pessoas e ao mesmo tempo saciarem a fome. Esta pobreza escondida e oculta , denominada ontem «envergonhada» pelo jornal Público é a vergonha da nossa sociedade e de todos nós. Ninguém se deve aproveitar do mal alheio nem para o bem nem para o mal. E, não nos esqueçamos que o desemprego ainda vai subir mais em 2010.

Para além desta pequena ajuda da Cáritas, existem outros apoios como o Rendimento Social de Inserção ( RSI ), que tem por finalidade e objectivo social ajudar quem mais precisa , sendo um imperativo de solidariedade da nossa sociedade ajudar os outros ,e eu, estou de acordo com a finalidade com que foi criado e não deve acabar , deve sim , torná-lo eficiente e correcto. Todavia se há gente que faz falcatruas e abusa desse direito ,vangloriando-se ,até da sua condição ,deve ser denunciado e as autoridades devem actuar na hora. Alerto, que quem denuncia não é um delitante ,mas alguém que pretende que os nossos impostas sejam devidamente aplicados . O anonimato deve ser preservado, e não , como é habitual ridicularizado perante as autoridades. Desta forma , talvez as coisas mudassem sw alguma forma : cidadãos atentos ; autoridades cooperantes ; objectivos atingidos. Eu sei , eu sei , é fácil falar mas actuar é difícil... mas temos que tentar ser justos , sérios e equitativos.
Termino dizendo que quem tivesse direito ao RSI deveria prestar ,em algumas horas por semana serviço à comunidade , por exemplo , limpeza de matas , arranjo de jardins, vigilância na manutenção de bens públicos , guarda de museus, preservação do património , colaboração em escolas , etc.