14/10/2009

Caros amigos e adversários

Hercília Oliveira


Muitas vezes não faço comentários mesmo tratando-se de membros do clube que muito admiro e estimo porque ( e eles sabem) não tenho acesso a Internet e por isso fico muito limitada ao ter que recorrer a amigos que me fazem o favor de me dar apoio técnico.

Mas, desta vez não poderia ficar de braços cruzados ao saber que o meu artigo: “As características de um bom esquerdista” causou tantas indignações e sobrecarregou tanto o blog do Clube e mais propriamente JJ, como se ele fosse culpado ou responsável do que eu escrevo e assino. Não me escondo no anonimato e dou a cara pois estou presente em todos os debates e eventos em que o clube está presente. Hoje, cada vez mais tenho a convicção de que fiz bem em escrever o dito artigo pois as reacções de algumas pessoas mostrando a sua intolerância e má educação só vierem confirmar as minhas teorias.

Exigir ao JJ que me afaste assim como ao António Costa do blogue? Mas afinal qual é na verdade a vossa ideia de democracia.

Eu li coisas fantásticas como: “a ideologia fascista está proibida pela nossa Constituição”, (este senhor tem ideias mais hitlerianas do que Salazaristas!) a ser verdade só mostra o que é uma Constituição feita pelos tais bons esquerdistas que querendo acabar com o tal fascismo para dar liberdade aos esquerdistas estes mesmos querem ter a dita liberdade para a tirar aos tais fascistas! Afinal onde está a diferença? E já agora, alguém pode na verdade proibir a ideologia a alguém e ainda por cima por decreto? Que eu saiba as ideologias vem de ideias, as ideias vêm do pensamento e esse ninguém, pode proibir ou limitar, ou pode?

E tem mais, eu nunca exigi ou pedi ao Joaquim Jorge para tirar artigos com os quais não concordo, nunca tal me passou pela cabeça, eu nunca deixei de estar presente em debates em que os convidados são de esquerda e muitas vezes os aplaudo quando estou de acordo com eles. Neste mesmo blogue tenho dito muitas vezes que concordo com o que o Francisco Louçã por vezes defende. Escrevi sobre o BPN e Dias Loureiro o que escrevi, e raramente vejo os tais esquerdistas ter as mesmas atitudes em criticar os “seus”, ou será que eles tem sempre razão?! E querem dar-me lições?! Aceito muitas e quero sempre aprender evoluir, mas lições de democracia e coerência vindo dos tais esquerdistas não aceito, e não aceito porque não tem nada para me ensinar. O Dr José Luís Seixas, escreveu em tempos no Destak um artigo com o título: “As verdades da Esquerda” em que focava temas que eu concordei e gostei tanto e que lhe escrevi através do jornal parabenizando-o. Será que os “tais” também reclamaram na altura?! E já agora se não concordam em vez de atacar grosseiramente porque não escreverem sobre os bons “direitistas”?! Aproveito para agradecer aos que (me) defenderam sem que para isso usassem as “armas” do ataque verbal ofensivo, e em particular ao Clube na pessoa de Joaquim Jorge pela ideia de democracia e liberdade que tem dar voz a esquerda e a direita sem permitir com tudo que ultrapasse o limite da boa educação.