20/09/2009

Como induzir o sentido do Voto?


Infelizmente, as cartas já estão na mesa. O baralho parece-nos estar viciado.

De quem é a culpa?

De todos nós, os que sabem que a Democracia Portuguesa funciona com Partidos Políticos organizados. Que são compostos por pessoas. Pelos que militam, uns como mera carne para canhão e degraus e outros que se souberam empoleirar na altura certa.
Se queríamos que eles funcionassem de maneira diferente, só teríamos uma hipótese! Fazer valer as nossas ideias por dentro! Militando com convicção, nos partidos! Só com cada um de nós (pelo menos muitos mais de nós) fazendo a sua parte, duma forma activa é que podíamos ter partidos realmente representativos!
Doutra forma, cá andamos nós a tentar derrotar o Golias com palavras! É que nem sequer uma funda temos!
Já viram como o efeito da informação e contra-informação sobre assuntos os mais sérios, se anulam mutuamente, em jogadas sucessivas, taco a taco?

Na actual conjuntura, o que é que nós, eleitores, podemos fazer?
Votar, sim votar. Mas em quem? Com que perspectivas?

Não nos temos entendido nem com o PS nem com o PSD, os tubarões do Universo Partidário?

Alternativas?
Tenho ouvido uns zunzuns já com algum vigor, que há por aí uma força, uma terceira via, um Bloco de Esquerda que diz que poderá ser o mal para os nossos remédios!?
Eu pergunto. Não conhecemos o discurso do seu principal mentor de cor e salteado? Não vos parece que agora que se antevê com alguma força já anda com nítidas dificuldades em seguir em frente sem ziguezaguear?
Ora aí está!
O poder! Como ambicionar ser poder sem tentar agradar a Gregos e a Troianos? Pior ainda. Sem dinheiro, com dívidas e com a nau no meio duma tormenta mundial?

António Nunes

( blogger do dispersamente )