15/09/2009

Carta Aberta a José Antonio Lima, do SOL,

Meu Caro,


Fico especialmente satisfeito por te ver ainda com emprego no SOL, pois é bom ver os amigos bem, mas evidentemente por consequência deste semanário ter tido a felicidade e o bom senso de aceitar, no seu capital social, capitais angolanos, de uma empresa com fortíssima influencia do MPLA.

Fico satisfeito também porque sou cada vez mais favorável à unidade económica e politica do espaço de expressão portuguesa, à livre circulação de cidadãos, e claro também de bens, serviços e capitais no seio da CPLP.

Aliás fundei em tempos, antes de ter sido sancionado pelas Nações Unidas, pala União Europeia e pelo Estado Português, numa santa, (e vergonhosa), coligação, PSD, PS, PCP, e BE, ( e sem ter tido direito à defesa), o Movimento CPLP Com Cidadania…(alguns amigos lembrar-se-ão que já defendia estes objectivos, mas em especial a Democracia em toda a CPLP).

Acho é interessante que escrevas “tão ingenuamente” sobre o caso TVI.

Tu um jornalista hoje já antigo na profissão…

Como sabes, o MPLA é um partido da Internacional Socialista…arriscas-te pois a acontecer-te o mesmo que à Manuela Moura Guedes e, amigo que sou teu, queria avisar-te que todas as cautelas são poucas…

…Ou se calhar não são…

E o teu exemplo, a tua “ingenuidade”, é mais uma prova de que o que está em jogo na TVI, e com a sra Manuela Moura Guedes, não é um saneamento politico, mas uma ridícula jogada de tomada do poder na comunicação social por parte do filho Vasconcelos sobre a TVI e a SIC, com a intervenção directa do maridinho da senhora acima.

Guerras à Direita portanto.

Guerras à Berlusconi claro, onde vejo com espanto, o como o Bernardino Soares do PCP e o Fazenda (ex UDP, hoje BE), se encostam aos interesses desta Direita, claramente para obterem como ganhos – mais tempo de antena para atacarem o PS, enfim, o ridículo direito a estarem no ar mais uns segundos…..

Visível meu caro é que o BE de Anacleto Louçã ganha, pelo menos nas sondagens, com tal.

Mais ninguém..o PCP que se acautele com este Bernardino Soares….

Ganha o BE, claro, injustamente.

Como sabes o BE foi, anos a fio, tudo menos defensor da Democracia representativa.

Ainda que Anacleto Louçã, ao tempo em que ainda o chamava de Francisco Louçã, seja, no BE, o menor responsável por tal, diga-se – enfim, não andou a apoiar a RP da Albânia e o seu modelo político, económico e social….

Repara que nunca escondi que fui, como tu, pró chinês, maoista, e, por isso, não me apresento como tendo sido sempre socialista, laico e republicano, (hoje sou-o), como agora faz Anacleto Louçã, pois não me envergonho do meu passado, nem dos meus erros, como ele gosta, ao que parece, de fazer.

Porque errar é humano.

Mas, Fazenda, (ex-UDP), a falar na Assembleia da República, contra o PS, por causa da Liberdade de Expressão, lamento, é risível….

Em primeiro lugar porque o seu passado não andou por aí…

(…eu ao menos ainda andei, maoista que fui, do PCP, (ml/Vilar), mesmo assim, a defender a Republica e a ser alvo de tiros, dos soldados do COPCON, em nome da Liberdade de Expressão, posta em causa, pelo PCP, pela UDP, com o silencio da LCI, de Francisco Louçã, hoje Anacleto Louçã…).

Em segundo lugar, porque a PRISA está há anos no capital social da TVI.

Lembra a alguém guardar ,para Setembro de 2009, em plena campanha eleitoral, para afastar quem andou, anos a fio, a insultar Sócrates no dito “jornal” dito “telejornal”, feito de mentiras – o FREEPORT está agora a prová-lo! - ?

Meu caro,

Faz de nós socialistas o que entenderes – mas burros é que não, porque é insultuoso!

Em terceiro lugar, porque o dito “afastamento” da senhora acontece com a saída do seu maridinho para a ONGOING, a empresa que quer comprar a TVI e a SIC…e nada como envolver esta historia de tomada de assalto na comunicação social com uma história inventada sobre a “liberdade de expressão”….

Tretas meu caro…e olha que quem manda hoje no SOL também é da Internacional Socialista…(enfim, não sejas ridículo…, peço-te!)


Joffre Justino