28/09/2009

ABSTENÇÃO O MAIOR PARTIDO

Joaquim Jorge



Fui votar, não deixei mais uma vez a decisão para os outros, do que acho que deve ser Portugal e do seu futuro. A campanha e os seus casos não foram muito abonatórios, mas os debates mostraram elevação e que se compreendesse, em parte as propostas dos maiores partidos.A abstenção é um direito, mas penso que é alarmante para o sistema político português ser tão elevada . Foi uma oportunidade, mas os portugueses ignoraram, ou querem a continuação. Vá-se lá perceber o povo português! Tanta contestação e no fim dão de novo a vitória a José Sócrates. Sinceramente não entendo este povo mas é mesmo assim. O CDS e Paulo Portas estiveram muito bem, assim a Manuela Ferreira Leite tivesse se aguentado como o fez o CDS e a maioria dos votos seriam deles.
Há quatro anos tanto se falou da votação de Pedro Santana Lopes, tendo tanta gente do partido contra ele e teve uma votação semelhante a Ferreira Leite. Além da abstenção ter uma votação a rondar os 40% ( 39,4) . Votantes 60,6% - 5.658.778 em Inscritos: 9.337.314 . Os votos em branco e votos nulos juntos valem mais de 3% tornando-se a sexta força política. Dá que pensar mais de 170.000 pessoas terem a maçada de se deslocarem à mesa de voto ,votarem em branco (1.75% - 98.993 ou anularem o seu voto( .1.31% - 74.274 votos ). A aliar-se à indiferença nesta democracia começa a crescer o voto de protesto com esta forma de fazer política e com os seus actores.
José Sócrates venceu mas para quem tudo fez e pôde, para ter um poder omnipresente, ter agora que ser, mas ser mesmo, humilde e dialogante, é um castigo pois não tem a maioria absoluta. Quem votou nesta solução a partir de agora não tem o direito de se queixar ou reivindicar ou exigir. Voltou a dar um cheque não em branco mas quase.
Agora a seguir temos as autárquicas e pelo andar da carruagem prevejo uma vitória do PSD, estilo pingue-pongue. Nas europeias venceu o PSD a seguir o PS e no fim de novo o PSD. Vamos ver... Este povo é difícil de entender mas é soberano.
todos os resultados eleitorais aqui