17/08/2009

SENTIDO DE VOTO

Joaquim Jorge


No dia 27 de Setembro, os portugueses responsáveis e com sentido cívico devem parar para pensar e ir votar. É um momento crucial da história mais recente da democracia portuguesa.

O problema não deve ser em quem se vai votar, mas sim, em quem não se deve votar.



Deve-se votar de modo a enfraquecer os que foram mais fortes durante esta legislatura de quatro anos (PS). Quero um Governo que governe com um pouco menos de força. Estou cansado desta democracia parcial com aspectos de simulação. A mentira sistemática derramada sobre nós, via televisão, rádio e jornais com aparência de autoridade.


Quero alguém característico que tenha um projecto e nos dê uma esperança e não mais do mesmo. É preciso um novo tempo em que se possa viver em liberdade no meu país, e que não seja de alguns, mas de todos.

Este Governo que está em fim de vida teve a obsessão em encenar a suposta mudança, mais dedicado à imagem, à fotografia, ao simbólico, que a governar o país. Há uma grande falta de respeito pelos portugueses que durante 35 anos, ouviram falar em construir a democracia e governar este país.

Este é um marco de decisão do futuro, precisamos de uma situação politica que supere melhor o que é preciso fazer. A ideia que o Governo foi penalizado é falaz , aforista , alegórica e um embuste . Votar para a Europa não é votar para o Governo de Portugal .As eleições legislativas têm que ir a remoque das europeias e no mesmo sentido.

É preciso um Governo que não confunda governar e tomar todo o poder , não faça oposição a ele próprio por prestidigitação , não humilhe a oposição no Parlamento e que o Conselho de Ministros não seja o Conselho de Administração de uma empresa.

A Senhora apesar de todos os defeitos é capaz, destemida, impressionável e merece que lhe dêem uma oportunidade.