09/08/2009

RELAÇÕES


Joaquim Jorge

Eu sou a favor da revitalização das relações interpessoais e de amizade constantemente . Presencial , falar , opinar , discordar , perguntar , pedir conselhos , criticar , etc.
Todavia as pessoas sempre fechadas no seu casulo vivendo para si e os seus problemas não têm tempo para os outros. Pessoas em que se encontram no dia a dia as relações são superficiais às vezes dava jeito nem conhecê-las temos que fazer cerimónia e esses encontros não têm substância nem conteúdo. As relações com substância são as mais capazes e a comunicação aumenta significativamente. Porém as relações não conseguem ter o nível desejado . Uns falam de "coisas" - nem ajuda nem prejudica é a conversa de elevador , fala-se do tempo, de roupa , obras do vizinho , etc. Outros falam de outras pessoas - de quem não está presente , das suas vidas , etc. Quando começamos a falar de sentimentos começa a comunicação de verdade . Dos nossos sentimentos e mais tarde do que diz respeito a com quem falamos ou dialogamos.
Por vezes gosto de fazer um refresh nas minhas relações uma espécie de auditoria e estou cada vez mais selectivo , algumas relações que tenho tido estão a caminho da morte natural, outras serão reacendidas enquanto outras estão em letargia.
Mas como há muita gente que não quer estar ao meu nível mais parecendo desconsertadas simplesmente vão-se escapando . Gosto de relações com oxigénio , conversação rica , olhos nos olhos , aberta , franca , cumplicidade , amizade . Gosto de relações especialmente interessantes e de pessoas com alguma disponibilidade temporal e mental.
Por agora vou deixar a iniciativa para os outros...