24/08/2009

PEDRO SANTANA LOPES


Joaquim Jorge

Depois do debate entre Pedro Santana Lopes (PSL) e António Costa (AC) na SICN e, a entrevista hoje no Público ocorreu-me vários pensamentos. PSL tem sido excelente na sua campanha para voltar à CM Lisboa sem querer ser perfeito.

Já perdoou a si próprio e aos outros, não tem perdido tempo com os “truques” da política, não culpou os outros, assumindo as responsabilidades por todo e qualquer aspecto da sua vida política.

Admite os seus erros, tentando aproveitar o melhor das situações mais desagradáveis. É corajoso ,está confiante e organizado ,está a ver para onde vai e é suficientemente flexível para seguir uma nova via. Aprendeu a ouvir e a saber-se rodear, não perde tempo a responder aos seus críticos.

É duro a nível mental mas terno a nível de sentimentos. Tem procurado ser original, claro, não desiste do que propõe fazer, tem sonhos que são mais fortes do que quem tem todas as realidades (AC). É positivo e entusiasta, tem procurado com afinco melhorar-se a si mesmo. Soube perder e com certeza saberá ganhar.

Tem procurado fazer as coisas com os outros e mantém um espírito reconhecido e admite sem hesitação quem o ajudou. Tem comandado as suas atitudes e não tem permitido que alguém as decida por si.

Oferece uma causa e não apenas tarefas, faz acontecer e não planeia apenas, inspira pelos valores e não apenas pelo carisma. Está a rodear-se por pessoas que o complementam.

Tem uma profunda noção que a política tem evoluído muito ,estando mais discreto ,mas é alguém que quando entra numa sala ou num debate os ilumina só por ter entrado neles.

Janeiro pág.24