18/07/2009

UM ANIVERSÁRIO


Na impossibilidade de enviar um telegrama de parabéns, a ti negro, a quem saúdo, neste dia do teu aniversário, um dos nossos dias, em que nada dizemos, nada fazemos, nela sofremos com tributo à escravidão no Mundo.
A Coreia ensanguentada às mãos dos homens, fuzilamentos na Grécia e greves na França, Itália em Portugal e o apartheid em África.
Um dia inútil como tantos outros, até um dia, mas duma inutilidade necessária.
Ao ler o texto de Joaquim Jorge sobre Nelson Mandela, em que o felicito pela sua iniciativa recordando um grande líder Africano, num grande caminho para a liberdade, preso durante vinte e sete [27] anos pela sua luta contra o «apartheid»
Foi em 18 de Julho de l918,que nasceu Nelson Rolihlahia Mandela, e de acordo com os costumes, foi-lhe dado um nome europeu e outro shosa, que significava «o que causa agitação»
Mandela nasceu no Estado de Transkei, numa pequena aldeia Qunu, Mandela vivia com os pais e três irmãos.
27 Anos preso.
No dia 10 de Fevereiro de 1990, era comunicado que Mandela seria libertado incondicionalmente no dia seguinte.
Eram 16h17m quando Nelson Mandela atravessou os portões da prisão. Ergueu a mão direita com o punho cerrado. Era um homem livre, nesse Domingo, dia 11 de Fevereiro de 1990.
Era a primeira vez que, alguém saído da prisão, despertava tanta curiosidade. Muitas pessoas em todo o Mundo, esperavam ver pela primeira vez aquele Homem.
«Dediquei toda a minha vida à luta do Povo Africano. Lutei contra o domínio dos brancos e lutei contra o domínio dos negros. Lutei pelo ideal de uma sociedade democrática e livre, onde todas as pessoas pudessem viver em harmonia e ter igualdade de oportunidades. È um ideal que eu espero ver cumprido. Mas, se necessário, è um ideal pelo qual estou disposto a morrer.»
Nelson Mandela, declarações durante o julgamento
Rivonia, Outubro de 1963.
Foram 91 anos de lutas, triunfos , controvérsias e também de lutas internas, de lutas humanas e de choro em África.
Um dos problemas estava na diferença entre Mandela-mito e Mandela-Homem. O primeiro é um ser superior que é capaz de todo e que não existe.
O segundo è um homem de carne e osso, com bom senso, talento e capacidade de empenhamento numa escala raramente igualada, mas que é um ser mortal com as fraquezas de todos os homens.
AOS HERÓIS DA REVOLUÇÃO
Porque o vosso exemplo guerrilheiro foi grande demais.
OS IMORTAIS
Eles aí estão, imponentes em sua estatura humana, imortais como as suas convicções.
Eles aí estão
A cabeça serenamente erguida, defensores da verdade até às últimas consequências. AÍ ESTÃO
Valorosamente firmes e mais vivos em defesa da revolução.
MANDELA E QUANTOS, QUANTOS OUTROS ETERNAMENTE GUARDADOS COM GRATIDÃO NO PEITO DE TODOS NÓS.

JORGE CARVALHO