Joaquim Jorge
Manuela Ferreira Leite exige números claros antes das eleições . Quer saber qual é o verdadeiro défice das contas públicas e pede uma nova avaliação extraordinária do défice público pela UTAO ( Unidade Técnica de Apoio Orçamental) de forma a não haver surpresas. José Sócrates disse que não faz maquilhagem das contas como o Governo anterior e rejeita avaliação . O défice previsível é de 5,9 - ironia do destino muito próximo do deixado há quatro anos que foi de 6,8 !
José Sócrates ( JS ) no seu programa eleitoral promete mais apoio social para deficientes e jovens e menos burocracia.E acusa Manuela Ferreira Leite( MFL) de não apresentar propostas .
Por sua vez MFL prometeu mudar o estatuto do aluno e da carreira docente , o sistema de avaliação dos professores e aliviar a carga burocrática. Quer menos espectáculo mais proximidade com as pessoas.
JS já concluiu as listas de deputados envoltas em polémica com as escolhas no Porto e o aliciamento de Joana Amaral Dias do BE .
MFL conclui o seu programa eleitoral , mas não abre o jogo e admite apresentá-lo só em Setembro. As listas ainda estão em elaboração mas definiu atempadamente a impossibilidade de concorrer a mais do que um lugar.
Uma grande parte dos portugueses é incapaz de distinguir a verdade da mentira ou mais exactamente , a verdade da ficção . Já não sabemos distinguir . E o que é mais preocupante , a regra é mentir , passando a ser normal . Tudo isto é macabro e na época em que há mais meios para contrastar e verificar a informação ( Internet , SMS , etc.) maior é a indistinção entre a verdade e a mentira , confundidos como uma espécie de magma , e cada vez vai tendo menos sentido dizer e saber a verdade .
Compete aos portugueses decidirem em 27 de Setembro o que é verdadeiro .