02/07/2009

DEBATE DO ESTADO DA NAÇÃO

Joaquim Jorge



O debate que se vai realizar hoje na AR , mais será um debate em que se analisará toda a legislatura e porque não dizê-lo , encontrar qual o caminho para Portugal ter uma réstia de esperança e os portugueses poderem acreditar que é possível . De outra forma será mais do mesmo e a falta de exigência , de bons exemplos e energia levarão à total resignação.

Será um balão de ensaio para as eleições legislativas que virão depois das férias . O Governo vai procurar reduzir os danos como táctica ao recuar em algumas politicas : obras públicas adiadas ; avaliação dos professores ; lei do financiamento dos partidos ; caso TVI ; lei do pluralismo e não- concentração da Comunicação Social . O medo de perder o poder é enorme e José Sócrates pode ficar na história por ter dado pela primeira vez uma maioria ao PS , mas também por ser o primeiro-ministro que se recandidata e perde a seguir.
Este Governo foi muito conflituoso e agora ao recuar tornou-se incongruente . Os portugueses duvidam desta mudança - « gato escaldado de água fria foge».
Muitas coisas forem feitas por bem mas pecaram pela pressa , pelo anti-diálogo e anti-envolvência dos beligerantes.