No dia 30 de Junho, terça-feira pelas 21h30 no GaiaHotel vai-se realizar um debate-extra sobre « Justiça : cidadania e o Estado do Direito ». Joaquim Jorge convidou o bastonário da Ordem dos Advogados António Marinho e Pinto
António Marinho e Pinto licenciado em Direito , foi jornalista e professor do Ensino Superior , é advogado . Em Novembro de 2007 foi eleito o 24º bastonário da Ordem dos Advogados.
Um homem polémico em que não existem indizíveis , tem coragem relativamente a coisas que eram tabus e põe os pontos nos ii. Apesar de ser contestado e da tentativa de destituição do seu cargo por um grupo de advogados , tem o apoio de muitos advogados e admiração de muitos cidadãos que se identificam com o seu discurso.
O recente confronto com Manuela Moura Guedes durante uma entrevista no Jornal Nacional e o diferendo com alguns advogados que o acusam de dividir a Ordem e de promover uma espécie de guerra civil tornaram-no num fenómeno de popularidade.
É importante saber o que o bastonário pode fazer concretamente para que haja mais Justiça em Portugal e a forma de zelar pelo Estado de Direito.
Procura dignificar a profissão de advogado .Defende que os tribunais são os únicos órgãos soberanos para administrar a justiça. A justiça sem advogados é uma farsa que leva a composições leoninas a favor das partes economicamente mais poderosas . É contra a desjudicialização da justiça .
Os tribunais são um paraíso para os caloteiros , mas um inferno para os credores. Isto tem de ser alterado. O poder político tem que investir na justiça.
Contra lóbis e interesses instalados em que o poder judicial cuja dignidade e credibilidade devem ser reforçados perante os portugueses .
Pelo Clube no âmbito das suas actividades já estiveram presentes , Alberto João Jardim , Pedro Santana Lopes , António José Seguro , Medina Carreira , Manuel Alegre , Manuel Maria Carrilho , Francisco Louçã , Paulo Portas e tantos outros.
Mais uma vez agradeço o tempo que me dão a mim e ao Clube. A presença de todos vós contribuirá , para mais uma vez , termos um serão em grande . Ter muita gente torna o debate envolvente , emocionante e apaixonante.
Joaquim Jorge
Biólogo / fundador do clube