Clube dos Pensadores : Menezes reconhece que Ferreira Leite é alternativa a Sócrates
Realizou-se esta quinta-feira o debate / apresentação em torno do Clube dos Pensadores . A livraria Almedina no GaiaShopping foi pequena para albergar tanta gente . presente muita comunicação social.
Luís Filipe Menezes aproveitou a ocasião para reconhecer o bom resultado do PSD nas eleições europeias dizendo , « apesar deste score ficou a um escasso ponto percentual do resultado que nas Legislativas foi uma grande derrota no passado recente » e termina admitindo ,« não ter previsto esta pesada derrota socialista.
Manifestou-se contra uma elite política –mediática que está em Lisboa , não aceitando de bom grado alguém do Norte , excepção feita a Sá Carneiro.
A uma pergunta da plateia respondeu que « Ferreira Leite é alternativa» Apesar disso, discorda da posição de Ferreira Leite de querer eleições Legislativas e Autárquicas no mesmo dia e considera «que é inaceitável numa democracia moderna não se saber nesta altura a data das eleições».
Sobre José Sócrates, por quem Menezes diz ter consideração pessoal, apesar de afirmar que tem governado mal, o autarca de Gaia afirma o primeiro-ministro «está a correr um grande risco ao fazer alterações no estilo e na substância, está a descaracterizar-se».
José Guilherme Aguiar diz que vai lutar por vencer a CM Matosinhos e não só com as gentes do PSD mas com os matosinhenses . Disse que tem uma tarefa árdua e difícil mas gosta de desafios e tudo fará para dignificar a politica e a democracia. Acrescentou que « há uma divisão no campo socialista entre Narciso Miranda e Guilherme Pinto e irá procurar tirar partido disso». Acrescentou , «muita coisa foi feita mas poder-se-á no futuro fazer mais e melhor em Matosinhos».
Joaquim Jorge finalizou salientando que fazer um livro é uma banalidade mas o Clube dos Pensadores «é algo incomum»,«é uma marca na sociedade civil actual para quem gosta de participação cívica». Salientando que «o Clube não é uma associação , não é um movimento para se transformar num partido, nem é uma partido com projecto de poder».
Seguiu-se a habitual parada de perguntas pelos muitos cidadãos que assistiram a mais esta iniciativa do Clube dos Pensadores
Clube dos Pensadores