16/06/2009

COMISSÃO POLÍTICA DO PS


Joaquim Jorge


A comissão política do PS reuniu no Largo do Rato onde é a sua sede nacional e nessa reunião José Sócrates afirmou que «tem tempo para corrigir os erros até às legislativas» , fez saber que «está disposto a explicar melhor as medidas do Governo e a corrigir a comunicação com os portugueses», acrescentando, «o PS fez bem em assumir com humildade os resultados decepcionantes e a derrota eleitoral» nas eleições para o Parlamento Europeu.
Veste a pele de cordeiro para se vencer de novo voltar a ser o lobo mau. Os portugueses já não vão em cantigas . As contorções ou inflexões não devem ser feitas depois de uma derrota eleitoral , isso mostra apego ao poder e o poder pelo poder. A saciação de tudo querer e tudo fazer acabou. Esta alteração de rumo já deveria ter sido feita há muito tempo. É impossível alguma política ter êxito em que não se explica o que se está a fazer . A pressa é má conselheira , como diz o povo « depressa e bem há pouco quem», quem empreende muitas coisas simultaneamente, não chega ao fim com nenhuma. Esta humildade repentina cheira a esturro para quem sempre foi autoritário , implacável e dogmático . Com uma política «ou eu» ou o «caos». Reconhecer os erros e os sinais dados dos portugueses em manifestações , debates e posições tomadas das mais variadas formas , foram sempre ignoradas.
Este Governo e este Primeiro-Ministro fingiram sempre que podiam tomar decisões sem querer saber ou ignorar o que os cidadãos pensam delas , sem envolvê-las nelas . Agora já é tarde e qualquer mudança verifica-se por via de calendário eleitoral... Na vida se as coisas não forem naturais , a opinião pública e as pessoas dão conta mais tarde ou mais cedo . Governar é uma espécie de ofício , com empenho e sentimento , mas sem imposição . Portugal tem que erradicar de uma vez por todas esta forma de fazer política e estas políticas . Portugal is not only Sócrates.