05/05/2009

PREVISÕES


Joaquim Jorge



As recentes previsões de Bruxelas sobre a economia portuguesa são mesmo sombrias e horripilantes . Deixa qualquer um estupefacto e sem reacção. O desemprego bate recordes vai subir para 9,1 por cento este ano e quase 10 por cento para o ano. Este ano Portugal terá um crescimento negativo de 3,7 - o pior desde 1975 . Seremos o país mais lento a sair da crise . Somos «mais em tudo» até na tristeza de viver. O nosso défice será de ( 6,5 por cento ) e não o valor inscrito pelo Governo no OE ( 3,9 por cento ) , esta derrapagem deve-se à cobrança de menos impostos devida ao desempenho mais fraco da economia.

Não sou um expert em assuntos económicos , mas esta crise não tem somente explicação no furacão que veio de fora , com origem nos EUA . Não explica tudo e é nossa sina em viver no que nos rodeia no pára ,arranca e aos soluções .Não há um fio condutor em que os nossos sacrifícios são recompensados com mais paz e alguma estabilidade nas expectativas e na definição de politicas . Estou cansado do «agora é que é e agora é que vai ser» ! Não se vê nada , antes pelo contrário. O melhor é tomar alguma coisa , consultando o médico para a depressão devida à recessão económica que se pode transformar em deflação.

Eu não sei como este pobre país resiste ? Forçosamente há uma economia paralela que se move a par com a economia real , sem papéis , fuga aos impostos , etc.. Dando para sobreviver perante esta crise de contornos asfixiantes e paralisantes.


citado no rubrica blogues do JN pág.39 6/05/2009