30/05/2009

DEBATE EM IMAGENS E PALAVRAS

Fotos: Fernando Albuquerque




O debate que decorreu em S. Mamede de Infesta no qual Joaquim Jorge foi convidado de honra decorreu muito bem , com interesse , animado e com muita gente . A apresentação coube a Clarisse Sousa e mais tarde Célia Santos defendeu a não existência de quotas e a confiança no valor e mérito das mulheres . Já , Branca Rufino é favor da introdução das quotas e a única forma de abertura para mais participação de mulheres.
Joaquim Jorge acha como homem tem alguma dificuldade em falar deste tema . Não é fácil pois tem a sua perspectiva do género masculino. Polemiza sempre um pouco e lança a controvérsia deixando as pessoas , a pensar , a questionar e a retorquir . Como era a primeira vez algumas pessoas não entenderam o método , mas é assim no Clube que se consegue ter tanta gente . A assistência no princípio teve dificuldade em participar aberta e frontalmente , mas depois entrou no esquema. A Joaquim Jorge perturba a relação de muitos cidadãos com a discriminação positiva , com as quotas para mulheres. Muitos cidadãos cultos e educados , incluindo mulheres acham que é negativo e que é favorecimento . Não se pode fazer parte de uma lista só porque se é mulher , mas sim pelo mérito , valor e conhecimentos.
Todavia conclui-se que a igualdade entre homens e mulheres quando for atingida , a sociedade vai beneficiar de uma compreensão do Mundo marcada pela História e uma sensibilidade diferentes. Na numerosa assistência maioritariamente feminina estava Guilherme Aguiar que interveio já como futuro candidato à CMM e deixando no ar a ideia que vai escolher para as suas listas ,não homens ou mulheres , mas pessoas.

Clube dos Pensadores