17/04/2009

OPINIÃO


Gostaria de fazer um comentário sobre o livro do qual acabei de ler. Depois de muito analisar cheguei à conclusão que não me é possível eleger qualquer artigo, mas sim todos eles. Sabendo eu que todos eles são momentos únicos, gostaria de focar um em especial que me tocou - "LUFA-LUFA sem sentido". Este artigo transmite o quotidiano dos portugueses , as pessoas não param para pensar que o mais surpreendente na humanidade são os homens...
Vou transcrever uma passagem que me tocou bastante e que estou inteiramente de acordo : "Porque perdem a saúde para juntar dinheiro,depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde,e por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se nunca tivessem vivido."
Ao publicar este livro Joaquim Jorge dá ao leitor um retrato dos objectivos e do percurso do clube dos pensadores, onde aborda todos os temas quer do fórum político , social , educacional ou ambiental,tentando sempre encontrar respostas para os problemas de Portugal. O retrato que aqui fica é sem dúvida de um trabalho árduo, que Joaquim Jorge consegue desenvolver plenamente.É iniciativas como esta que o país precisa.
Um bem haja a JJ pela frontalidade que expõe os problemas da sociedade e pela coragem que evidência que a justiça é para ser feita , não para alguns , mas sim para todos.Vivemos num país triste,de pessoas tristes. Fartas das odes que lhe cantam e carente da atenção e cuidado de todos.
A vida contrai-se e expande-se proporcionalmente à coragem do individuo, no seu caso expande-se além fronteiras, sem deixar nunca de pensar nos outros.
O livro é sem dúvida um grande exemplo de cidadania que ao longo destes anos tem demonstrado em debates, palestras, programas de rádio , etc.
É um reforçar dos bons momentos de confraternização vividos,tentando sempre a resolução de alguns problemas e situações que nos aparecem diariamente.
É por todos estes momentos que o clube dos pensadores é tão original, em que arrasta multidões a qualquer lado que vá.
Por tudo isto e muito mais, o meu voto para um futuro longo para o clube dos pensadores e os meus sinceros parabéns por estes momentos mágicos ao incansável fundador. E quem sabe num futuro próximo um segundo livro.

Marta Isabel